“O ensino a distância no Brasil hoje é muito forte. Não é futuro, é o presente. A qualidade de ensino é a mesma de cursos presenciais e, atualmente, quase 20% das matrículas da educação superior são nesta modalidade”. A afirmação foi feita pelo diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, durante a edição de hoje (22) do programa Identidade Brasil, transmitido pelo Canal Futura.
Ao ser questionado sobre o papel da Associação, Diniz falou sobre o trabalho desenvolvido, como a atuação intensa junto ao parlamento brasileiro em pautas relevantes para a educação superior brasileira. “A educação é o motor que move o país. É um instrumento transformador”, afirmou.
Outro tema abordado na conversa foi a cobrança de mensalidade em instituições públicas de ensino. Diniz defendeu a medida para os alunos que têm condições de arcar com os custos e a manutenção da gratuidade para aqueles que necessitam dela. “Atualmente, 88% dos alunos de Medicina podem pagar pelo curso”, explicou.
O programa é conduzido pelo imortal da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier e aborda questões como educação, cultura, tecnologia e inovação.
A atração será reprisada nos dias 23 (11h), 24 (23h30) e 27 (4h30 e 7h30) deste mês. O Canal Futura está disponível na NET (canal 34), Claro TV (87), Oi TV (35) e Vivo TV (68). Também é possível assistir pela internet (futuraplay.org).