O formato do ensino a distância (EAD) converteu-se em modalidade completa de aprendizagem, conciliando a flexibilidade nos horários de estudo dos alunos com atividades acadêmica e profissional. O Senac é um dos pioneiros no EAD no Brasil. Em novembro de 1947, o Senac São Paulo, em parceria com o Sesc SP, lançou o programa que propagava o conhecimento por meio do rádio – a Unar (Universidade do Ar).
A partir de 2013, com o Portal Senac EAD para todo o território nacional, a instituição ampliou a atuação, tornando-se a maior rede de educação a distância em alcance no país. A modalidade de aprendizagem do Senac oferece ao aluno a oportunidade de crescer profissionalmente, por meio de ensino de qualidade, unindo inovação e flexibilidade.
Com mais de 250 cursos — entre livres, técnicos, graduação e pós-graduação e extensão — em diversas áreas de conhecimento, a Rede Senac EAD conta com 327 polos presenciais no Brasil, além de dois no Japão. Em 2013, registrava cerca de 7.500 alunos. Atualmente, ultrapassa 92 mil. A expectativa para este ano é que bata a marca de 120 mil matriculados.
Entre os diferenciais que oferece, está uma rede de polos – todos em unidades educacionais próprias, credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e contam com uma estrutura apropriada para as atividades presenciais da graduação da rede. As aulas são ministradas pela internet, com duas avaliações presenciais por semestre no polo escolhido.
O Senac EAD conta também com uma novidade bem-sucedida para os alunos ingressantes nos cursos de graduação. Com o intuito de prepará-los para a nova atividade acadêmica, o Programa de Ambientação funciona como proposta acolhedora, orientando o estudante sobre o manuseio das ferramentas tecnológicas presentes no ambiente virtual. Por meio dessa prática, são oferecidas ações interativas, monitoradas por equipe de mediação e tutores, que permitem ao aluno vivenciar uma experiência acadêmica diferenciada. Mais: dispõe de interface moderna, dinâmica e acessível, garantindo o acesso a pessoas com deficiência visual ou auditiva. Os cursos são autorizados pelo MEC, com qualificação do corpo docente e material didático apropriado.
O Senac-RJ acabou de somar forças a essa rede com a abertura de quatro polos na capital para cursos de graduação e técnicos a distância: Centro Politécnico (Riachuelo), Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Centro), Senac Campo Grande e Senac Marapendi (Barra da Tijuca). A meta é aumentar esse número em curto prazo, segundo a gestão do Senac RJ, que tem à frente Luiz Gastão Bittencourt, do Senac RJ e do Sesc RJ, e Ana Claudia Martins, diretora regional do Senac RJ.
Os dados corroboram o reconhecimento e a credibilidade do Senac como instituição de excelência em capacitação profissional, comprovando a força da modalidade de aprendizagem a distância. A região Sul/Sudeste é responsável por 77% do total de alunos, seguida pelo Nordeste, com 12% e Norte e Centro-Oeste, com 11%. Pelo potencial que o estado fluminense representa, é indiscutível a relevância da entrada do Senac RJ na Rede EAD nacional. Segundo o coordenador da oferta de cursos técnicos do Brasil, José Paulo da Rosa, diretor do Senac Rio Grade do Sul, “Vamos unir forças para incrementar o modelo que representa o futuro da educação no país”.