A ABMES participou na tarde desta quarta-feira (02) da cerimônia que marcou o início da gestão de Ricardo Vélez Rodríguez como ministro da Educação. A solenidade aconteceu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF, e contou com a presença do ex-ministro Rossieli Soares, que fez um breve balanço da sua gestão à frente da pasta antes de passar o cargo oficialmente para o novo titular.
Já o novo ministro ressaltou que embora o foco desta gestão seja a educação básica, não faltarão ações e políticas voltadas para a educação superior, tanto a pública quanto a particular. Na oportunidade também foram apresentados os novos secretários do ministério. O professor Marco Antônio Barroso assumirá a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC).
Na ocasião, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, teve a oportunidade de apresentar a Associação ao novo ministro. Ele ressaltou que a expectativa do setor é de que seja mantida a agenda positiva implementada nos últimos anos no âmbito do Ministério da Educação. “Muita coisa foi construída e grandes avanços conquistados, especialmente a partir da reformulação do marco legal da educação superior ocorrida no final de 2017. Além disso, foi estabelecido um valioso diálogo entre o MEC e o setor particular de educação superior que resultou no desenvolvimento de ações e políticas que beneficiaram não apenas as instituições, mas principalmente os estudantes e a sociedade como um todo”.
Caldas ainda colocou a Associação à disposição para dar continuidade à longa parceria estabelecida entre as entidades. “É com o espírito de continuar contribuindo para o fortalecimento da educação superior que a ABMES se apresenta diante da nova gestão do Ministério da Educação”.
Sobre o novo ministro
Colombiano naturalizado brasileiro, Ricardo Vélez Rodríguez tem 75 anos. É graduado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana e em Teologia pelo Seminário Conciliar de Bogotá, ambas instituições colombianas. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor na mesma área pela Universidade Gama Filho.
Foi professor em diversas instituições brasileiras, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Também atuou como docente em países como França, Estados Unidos e na própria Colômbia. É professor-emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), instituição que atua na formação de oficiais de alta patente.