Quem tem direito à gratuidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisa ficar atento ao cronograma porque a solicitação de isenção da taxa de inscrição já começa na próxima segunda-feira, 1 de abril. Para ter direito à gratuidade é preciso cumprir os requisitos e formalizar a solicitação no Sistema Enem, entre 1 e 10 de abril.
Três perfis não pagam a taxa de inscrição. São eles:
- quem está cursando a última série do ensino médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e, concomitantemente, tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio, por pessoa;
- quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Justificativa de ausência
Quem estava isento no Enem 2018, faltou aos dois dias de prova e quer isenção também em 2019 precisa cumprir uma etapa a mais. Além da solicitação de isenção é preciso fazer a justificativa de ausência, também pelo Sistema Enem. O período é o mesmo: 1 a 10 de abril. Os documentos aceitos para justificativa de ausência variam de acordo com a causa: acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros. A relação dos documentos aceitos para justificativa de ausência é o anexo II do Edital do Enem. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios, emitidos pelo, pais ou responsáveis.
Cronograma Enem 2019