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ABMES: Gestão 2016-2019 apresenta sua prestação de contas

07/05/2019 | Por: ABMES | 2970
Foto: ABMES/ Edgar Marra

Entre maio de 2016 e o mesmo mês de 2019 a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) ganhou novos projetos, ampliou sua projeção nacional e internacional e estreitou relacionamento com instituições de educação superior de todo o Brasil. Esses foram alguns dos legados destacados por Janguiê Diniz, diretor presidente da Associação na Gestão 2016-2019, durante a assembleia geral de prestação de contas realizada hoje (7) na sede da entidade.

Diniz ressaltou que o ABMES Internacional projetou a Associação a novos patamares, tornando-a internacionalmente reconhecida e chancelada como a voz da educação superior particular do país. Já o ABMES Regional levou às instituições de ensino, em especial as pequenas e as médias, serviços e informações de qualidade. “Temos consciência de que não foram três anos apenas de vitórias, mas também sabemos que foi um triênio de relevantes conquistas e grandes aprendizados”, pontuou.

Atuação política
Em um período marcado por inúmeros desafios nas esferas econômica e política, a Gestão 2016-2019 teve o mérito de dialogar de forma ampla com os entes governamentais, mesmo tendo ocorrido duas transições no âmbito do governo federal.

Essa relação próxima, contudo, não comprometeu a independência da entidade. “A Associação se posicionou de forma firme diante de decisões como a proibição, por cinco anos, da abertura de novos cursos de medicina e das insistentes tentativas dos conselhos profissionais de usurparem competências do Ministério da Educação na desonesta jornada que vêm promovendo contra a educação a distância no país”, ressaltou Diniz.

Ainda nessa esfera, a Associação realizou, em 2018, o já tradicional debate do setor particular de educação superior com os presidenciáveis e se fez presente em diversos espaços de discussão, como audiências públicas realizadas no âmbito do Congresso Nacional.

Reconhecimento e valorização
Entre as iniciativas desenvolvidas pela Gestão 2016-2019 estão o Prêmio ABMES de Jornalismo e a Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior. O primeiro reconhece as melhores reportagens sobre educação superior ao mesmo tempo em que estimula a produção de conteúdos jornalísticos sobre a área. O projeto contribuiu para a disseminação da agenda da Associação nas redações jornalísticas de todo o país, colaborando para a marca de mais de mil reportagens nas quais a ABMES foi ouvida ou citada no período.

Já a condecoração reverencia personalidades que se destacam no exercício das suas funções, demonstrando fortes valores e contribuindo para o desenvolvimento da educação e da sociedade como um todo. A gestão foi encerrada com oito pessoas agraciadas, entre elas o agora ex-ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e o presidente da Universidade de Tel Aviv e da Associação de Dirigentes de Universidades de Israel (VERA), Joseph Klafter.

Números e resultados
Coube ao diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, apresentar de forma detalhada as ações e as conquistas do período, como:

  • Publicação de mais de 930 artigos no ABMES Blog;
  • Realização de 14 cursos presenciais e online, que capacitaram mais de 550 pessoas;
  • Promoção de mais de 1.480 atendimentos por meio do ABMES Consultoria;
  • Elaboração de 15 publicações pela ABMES Editora, além de contribuir em 5 impressos do Fórum;
  • Produção de 27 seminários;
  • Assinatura de 6 termos de cooperação internacional;
  • Desenvolvimento de 8 pesquisas; 16 análises de cenário e 8 coletivas de imprensa;
  • Promoção de 5 eventos regionais, nos quais foram realizados mais de 90 atendimentos Seres/MEC;
  • Produção de mais de 430 vídeos no âmbito da ABMES TV.

Atividades do Conselho de Administração
Criado pela Gestão 2016-2019, o Conselho de Administração consiste em um órgão independente e colaborativo que tem como finalidade traçar as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da ABMES e permitir a manifestação dos associados no processo de tomada de decisões.

Sob a presidência de Gabriel Mario Rodrigues, o grupo pautou seus debates em aspectos como soluções para os desafios da educação superior; a necessidade de mudar a imagem do setor particular de educação superior perante a sociedade; realçar o trabalho de responsabilidade social desenvolvido pelo setor; e a utilização de novas tecnologias no processo de aprendizagem e ensino.

Missão cumprida
Ao encerrar o seu pronunciamento, o diretor presidente durante a Gestão 2016-2019, Janguiê Diniz, registrou sua satisfação por ter conduzido a entidade no triênio que hoje se encerra. “Tenho certeza de que muitas outras coisas poderiam ter sido feitas, mas tenho a tranquilidade de saber que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, tudo o que tivemos pernas e braços para realizar, e tudo o que foi necessário para cumprir a missão de atuar em prol dos legítimos interesses do setor particular de educação superior”.

 


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