Detalhe

Enade: cursos de graduação na área de Administração Pública tiveram pior resultado entre os analisados em 2018

04/10/2019 | Por: O Globo | 4229
Foto: Reprodução/ O Globo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliou que 16% dos cursos analisados em 2018 não agregaram ao estudante o desenvolvimento esperado. Este dado é apontado pelo Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Para chegar ao IDD, o MEC realiza um cálculo que leva em consideração o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Enade. No Conceito Enade, a avaliação também apontou que 65% dos cursos analisados oferecidos por universidades federais atingiram, em 2018, os melhores resultados. O pior desempenho foi na área de Administração Pública. Nela, 53,4% dos cursos avaliados ficaram com os menores números do Conceito Enade (1 e 2).

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). No total, foram avaliados 8.821 cursos — sendo 1.275 (14%) públicos e 7.546 (86%) privados — de bacharelado e de superiores tecnológicos.

Em 2018, os cursos avaliados foram os bacharelados de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Já os superiores tecnológicos que passaram pelo Enade foram Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Participaram 462.242 concluintes em todos os estados brasileiros. Juntando os cursos das universidades públicas e privadas, a área que teve mais cursos com o Conceito Enade 5, o máximo possível, foi Secretário Executivo, com 10,3%. O tecnológico de Design de Interiores foi o pior, com apenas 2,2%.

Conceito Enade
O índice, que também incorpora o perfil socioeconômico do estudante, varia de 1 a 5. As notas 1 e 2 significam que o curso não levou o aluno, com a formação que tinha no início, ao patamar esperado. Da nota 3 em diante, os cursos conseguiram levar o estudante até o patamar projetado ou mais.

A avaliação é realizada todo ano, com diferentes cursos. Em 2019, o Enade será aplicado no dia 24 de novembro. Passarão pelo testo alunos de cursos como Agronomia, Engenharias, Medicina, Nutrição, Odontologia, entre outras.

A prova é composta por uma parte relativa à formação geral, com 30 questões e outra com 10 questões que diz respeito a conteúdos específicos. Parte das perguntas é de múltipla escolha e outra parte dissertativa.

Quase 65% dos cursos analisados de universidades federais atingiram, em 2018, os melhores índices do Conceito Enade (4 e 5) entre os concluintes. Esse número chega a apenas 20,9% nas universidades privadas, combinando aquelas com e sem fins lucrativos.

O Conceito Enade de um curso não significa que é bom ou ruim, mas que é melhor ou pior do que os outros avaliados.

ABMES promete propostas
Após a divulgação do resultado, a Associação Brasileiras de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou uma nota na qual o diretor presidente Celso Niskier afirma que o desempenho das universidades privadas tem relação com dois fatores. O primeiro é o perfil dos alunos.

"Historicamente, sabemos que estão nas universidades públicas um grupo maior de alunos com melhor condição econômica, que tiveram oportunidades de estudo mais qualificado, e, com isso, obtiveram resultados superiores no ENEM. Perfil bem diferente dos alunos das IES privadas, em sua maioria oriundos das escolas públicas", afirma Niskier na nota.

Além disso, a associação também questiona a metodologia do Enade. Um deles é "o fato do aluno não ter incentivo para fazer a prova com dedicação, pois a nota não entra no histórico escolar". Niskier ainda defende que é preciso "novo modelo de avaliação, que considere as diferenças regionais e econômicas entre alunos e instituições, e que dê incentivo para que os alunos façam a prova com dedicação".

Por isso, a associação pretende apresentar um estudo com novas formas de avaliação. "O objetivo final deve ser melhorar a qualidade da educação como um todo e que todas as partes (MEC, alunos e IES) se vejam envolvidas no processo, para que a avaliação realmente mostre um panorama dos pontos a serem aprimorados, já que defendemos o crescimento do setor, com qualidade", finaliza a nota.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL INEP/MEC Nº 40, DE 19 DE JUNHO DE 2018

Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Enade 2018, a serem cumpridos pelas Instituições de Educação Superior (IES) e pelos estudantes habilitados a essa edição do Exame


RETIFICAÇÃO PORTARIA MEC Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018

Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2018.


Notícias

Enade: termina nesta quinta-feira prazo para responder a questionário

Até a última segunda-feira (18), 85% dos inscritos (371.898) já haviam respondido ao questionário e 41% (179.025) consultaram o local de prova

MEC estuda punição a aluno que tiver nota baixa no Enade

Estadão: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre o Enade

O Ministério da Educação estuda como flexibilizar o ensino superior privado

O Sul: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre a autorregulação do setor

Ministério da educação estuda punir aluno que tirar nota baixa no Enade

IstoÉ: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, defende a inserção da nota do Enade no histórico escolar do aluno

Ministro afirma que estudantes com baixo desempenho no Enade 'não deveriam se formar'

G1: Em nota, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre o perfil dos estudantes e a metodologia do Enade

Enade aponta baixo desempenho de cursos em Minas

Estado de Minas: Em nota, o diretor presidente da ABMES Celso Niskier, comenta sobre a diferença de desempenho entre alunos concluintes

Só 3% dos cursos superiores particulares têm nota máxima em avaliação; federais têm 29%

Zero Hora: Em nota, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre o os resultados do Enade

Apenas 5,5% dos cursos avaliados no Enade 2018 tiveram nota máxima

Correio Braziliense: Em nota, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a metodologia do ENADE

Só 3% dos cursos superiores particulares têm nota máxima em avaliação; federais têm 29%

Folha de S.Paulo: Em nota, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre o desempenho dos alunos no Enade

Inep oferece curso para profissionais de instituições de educação superior envolvidos no exame

As aulas são divididas em sete módulos, disponíveis em plataforma digital

Inep detalha como são calculados os Indicadores de Qualidade da Educação Superior

A portaria estabelece como será o cálculo dos indicadores e como as instituições de educação superior poderão se manifestar sobre a base de dados usada para os cálculos e, posteriormente, sobre a divulgação de resultados

Aberto prazo para verificação de acesso ao Sistema Enade pelas instituições

A prova do Enade 2019 será aplicada em 24 de novembro em todo o país

Publicado edital com regras e cronograma do Enade 2019

Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas em 2019

Enade 2019: confira quais serão os cursos avaliados e data do exame

Prova será aplicada em 24 de novembro para avaliar 29 cursos de formação superior

Aplicativo do Inep auxilia avaliação in loco dos cursos de graduação e Instituições de Educação Superior

Por meio da ferramenta, Procuradores Institucionais e integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) têm acesso facilitado aos instrumentos que orientam a avaliação

Estudantes não dispensados têm prazo até dia 22 para recursos

O Inep está enviando mensagens eletrônicas, para todos os estudantes que têm direito à interposição de recursos

Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) promove sua 136ª reunião ordinária

A reunião é a última instância de revisão dos relatórios de avaliação impugnados pelas Instituições de Educação Superior

Inep apresenta nova gestão em cerimônia de posse

Evento contou com a participação do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, e de outras autoridades ligadas à educação

Marcus Vinícius Carvalho Rodrigues é nomeado presidente do Inep

Professor participou da transição desde dezembro de 2018 e desde o início de janeiro atua no instituto na montagem de sua equipe

Ministro empossa secretários de Educação Superior e Básica como conselheiros do CNE

Ricardo Vélez Rodríguez deu posse a Mauro Luiz Rabelo, na Câmara de Educação Superior, e à Tânia Leme de Almeida, na Câmara de Educação Básica

Inep capacitará responsáveis pelo preenchimento do Censo da Educação Superior 2018

Treinamento a distância será realizado por meio da plataforma Moodle

Publicados relatórios de alunos em situação regular no Enade

A solicitação de dispensa de prova por parte do estudante deve ser feita, exclusivamente, pelo Sistema Enade

Coluna

Educação Superior Comentada | A edição 2018 do Enade

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana fala sobre a regulamentação para a edição 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que tem como objetivo aferir anualmente o desempenho dos estudantes, mediante a adoção de ciclo trienal, de modo que em cada ano do ciclo, um grupo de cursos seja submetido ao processo de realização do exame

Educação Superior Comentada| A edição 2019 do Enade

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes fala sobre os principais pontos da Portaria nº 828/2019 que traz a regulamentação inicial da edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. O especialista ressalta as novidades implementadas pelo texto e destaca que serão publicadas em breve as portarias que delimitam os conteúdos de formação geral e específico e o edital com prazos e procedimentos essenciais para a realização do exame

Educação Superior Comentada| Prazos e procedimentos do Enade 2019

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes apresenta as principais informações trazidas pelo Edital n° 43/2019, que torna públicas as diretrizes, procedimentos, prazos e demais aspectos relativos à realização do Enade 2019. O objetivo do especialista é complementar a edição n° 13 de sua coluna, que também tratou sobre o Exame, para que não restem dúvidas acerca dos aspectos essenciais do Enade 2019

Educação Superior Comentada| Necessidade de reflexão acerca do Enade

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes convida todos para uma reflexão sobre alguns aspectos do Enade. Segundo o especialista, compreendendo a relevância do exame, seu objetivo é estimular o debate sobre as premissas que orientam a sua aplicação, de forma a assegurar a evolução desse procedimento avaliativo, garantindo a efetividade do atingimento de seus objetivos e a produção de dados confiáveis que permitam o aprimoramento das políticas públicas para a educação superior