As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do primeiro semestre de 2020 foram prorrogadas até sexta-feira (14). A princípio, elas terminariam nesta quarta-feira (12). Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) não informou o motivo da ampliação do prazo.
No primeiro semestre, são ofertados 70 mil contratos a juro zero. Já no segundo semestre de 2020, serão oferecidos 30 mil novos contratos.
Estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 podem se candidatar ao financiamento.
Diferença entre Fies e P-fies
Na modalidade Fies, são oferecidas vagas com juro zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos (R$ 3.135 – pelo salário mínimo nacional).
Já a modalidade P-Fies se destina a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos (R$ 5.225 – pelo salário mínimo nacional). Eles podem receber um empréstimo a juros relativamente baixos, variando de acordo com o banco que atua como agente financeiro.
Vale lembrar que, em dezembro de 2019, o governo anunciou mudanças nos dois programas, mas elas só serão válidas no segundo semestre deste ano para o P-Fies e a partir de 2021 para o Fies.
Como se inscrever no Fies
As inscrições são feitas pela internet no endereço: http://fies.mec.gov.br/ ;
Basta inserir CPF, data de nascimento e o código de verificação que aparece na tela ;
O candidato não pode ter zerado a redação e tem que ter tirado mais que 450 nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ;
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidos 70 mil contratos para o Fies, enquanto para o P-Fies não há limite pré-estabelecido de vagas.
Cronograma do primeiro semestre do Fies 2020:
- Inscrições: 5 a 14 de fevereiro
- Pré-seleção: 26 de fevereiro
- Complementação da inscrição na modalidade Fies: 27 de fevereiro a 2 de março de 2020
- Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março