Detalhe

Mesmo diante da pandemia, pessoas planejam ingressar no ensino superior

05/05/2020 | Por: ABMES | 5767

A segunda fase do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) nesta terça-feira (5/5), mostrou que, mesmo diante do cenário instável em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as pessoas pensam em ingressar em um curso superior. Segundo o levantamento, 20% planejam iniciar sua graduação ainda este ano (2020). Outros 36% esperam ingressar no início de 2021 e 40% preferem esperar a situação normalizar. Apenas 5% afirmaram aguardar a metade de 2021.

A pesquisa, realizada pela Educa Insights, tem como objetivo acompanhar o impacto da situação no setor educacional. O levantamento foi apresentado durante o seminário virtual da ABMES “Coronavírus e Educação Superior - 2ª Fase do estudo sobre o que pensam os alunos e prospects”, que contou com mais de 500 acessos simultâneos. O evento foi coordenado pelo diretor presidente da Associção, Celso Niskier, e teve a participação do diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, além do sócio-fundador da Educa Insights, Daniel Infante. Juntos, eles destacaram os principais resultados e esclareceram dúvidas que foram enviadas durante o evento.

“A ideia de trazer a pesquisa compilada é ajudar as IES para que possam tomar melhores decisões em tempos de incertezas, como este que estamos vivendo, com informações concretas, bem apresentadas. Acredito que ajuda o mantenedor a tomar a decisão cabível nesse momento para garantir não só a sobrevivência, mas a prosperidade das instituições”, destacou Celso Niskier.          

Base atual de alunos matriculados
Mesmo com os impactos da pandemia no país, mais de 90% dos alunos disseram querer dar continuidade aos estudos. Apenas 9% dos estudantes indicaram a intenção de desistir, seja pelo curso escolhido ou pelo cenário provocado pelo novo coronavírus. Quando perguntados sobre a repercussão da situação atual com a vida acadêmica, 52% dos entrevistados avaliaram que a pandemia teve baixo impacto. Para 18% os efeitos foram médios, contra 30% que disseram ter sofrido alto impacto. 

Como esperado, o fechamento de empresas e comércios em função do isolamento social imposto pela COVID-19 afetou o rendimento de parte dos alunos. Quanto perguntados sobre este tema, 65% afirmaram não ter sofrido impactos significativos com a pandemia. No entanto, 20% informaram ter perdido o emprego em função da crise. O índice de demissões relatadas foi alto, contudo, mesmo assim, somente 15% deste total afirmou que pretende deixar ou já deixou o curso.

“Essa tese mostra, com dados, exatamente o motivo pelo qual o modelo de desconto horizontal não funciona e não atende o interesse dos próprios alunos. Cabe a nós, instituições, por meio de uma comunicação proativa, auxiliar os alunos que estão com risco de perda de renda ou emprego, de forma a viabilizar a permanência deles”, ponderou Niskier.

Aceleração do ensino remoto
O estudo destaca que boa parte das instituições de ensino superior particulares do país teve que migrar suas atividades presenciais para remotas. De acordo com a pesquisa, 61% delas desenvolvem suas atividades exclusivamente de forma síncrona, mais conhecida como “aula ao vivo”. Outras 28% utilizam tanto o formato simultâneo quanto atividades assíncronas, que são aulas gravadas. Enquanto que 11% utilizam exclusivamente o formato assíncrono, que é usado tradicionalmente na modalidade de educação a distância (EAD).

“É bom ressaltar que o EAD da pandemia não é o EAD atual. Se a gente quer estar preparado para ter competitividade lá na frente, na pós-crise, precisamos elaborar o produto EAD, que é a aula presencial dada a distância, no formato online”, afirma Daniel Infante.  

Levantamento
A segunda etapa do levantamento “Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos e prospects” foi realizada virtualmente entre os dias 27 e 30 de abril com homens e mulheres, de idades entre 17 e 50 anos, pertencentes às classes socias A, B, C e E. A terceira e última etapa do levantamento será realizada entre os dias 27 e 30 de maio e apresentada no início de junho.

Clique aqui e confira a íntegra da pesquisa.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Rádio CBN | Pesquisa aponta que estudantes querem continuar na universidade, mesmo com a pandemia

Data:08/05/2020

Descrição:

Matéria do jornal Noite Total da Rádio CBN traz dados da pesquisa “Coronavírus e educação superior o que pensam os alunos” e comentário do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, sobre os resultados

Download

Áudio: Rádio Gaúcha | Programa Faixa Especial

Data:17/05/2020

Descrição:

Entrevista com o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, analisa alguns dados da segunda onda da pesquisa “Coronavírus e educação superior o que pensam os alunos”, que apontou que, até o fim de abril, 78% das faculdades particulares migraram aulas para ambientes virtuais

Download

Vídeos

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 2ª onda do estudo

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 5 de maio de 2020, que apresentou a segunda onda do do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 2 de abril de 2020, que apresentou dados do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Notícias

Do presencial ao online no susto: por que o EaD não pode ser feito sem planejamento, mesmo na pandemia

Estadão: Em artigo elaborado por Francisco Sardo, ele comenta cobre o estudo realizado pela ABMES

Pandemia faz evasão aumentar no ensino superior em Rio Preto

Diário da Região: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, comenta sobre a evasão de alunos em cursos presenciais devido à pandemia do novo coronavírus

40% dos universitários conseguem pagar mensalidades por até três meses

Correio Braziliense: Levantamento feito pela ABMES afirma também que outros 12% acham que conseguem pelos próximos seis meses. 39% disseram que ainda não conseguem por quanto tempo conseguem pagar

Até o fim de abril, 78% das faculdades particulares migraram aulas para ambientes virtuais

Pesquisa divulgada pela ABMES e realizada pela Educa Insights revela que 89% dos alunos que estudam em instituições particulares já assistem aulas “ao vivo” ou gravadas, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19

78% das universidades estão no ambiente virtual, aponta pesquisa

R7: De acordo com a ABMES, 89% dos estudantes das instituições particulares acompanham as aulas ao vivo. Crise financeira também impacta o setor

Na pandemia, 22% das faculdades particulares pausaram atividades e não adotaram o ensino remoto, diz pesquisa

G1: Levantamento contratado por associação do setor aponta que 40% dos alunos disseram que conseguem pagar a mensalidade pelos próximos três meses

Coronavírus: 94% dos alunos de instituições particulares querem continuar estudando, diz pesquisa

Dados de pesquisa da Educa Insights foram apresentados nesta quinta-feira (02/04) pela ABMES, durante seminário virtual

Coronavírus: confira o repositório legal

Listagem das solicitações feitas a órgãos oficiais em razão da pandemia do novo coronavírus

Posicionamento ABMES sobre aulas remotas

Esclarecimento sobre a atuação das IES diante do atual cenário de isolamento social com o objetivo de combater o novo coronavírus