Detalhe

Desemprego acelera projeção para crescimento do EAD no ensino superior

10/06/2020 | Por: Correio Braziliense | 4122
Foto: Reprodução/ Correio Braziliense

O Brasil terá mais alunos do ensino superior estudando na modalidade a distância (EAD) que na presencial em 2022. É o que diz a 3ª parte da pesquisa  “Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos e prospects”, divulgada nesta quarta-feira (10/6), feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights.

A queda do índice de emprego e renda da população brasileira causado pela pandemia da covid-19 e o aumento da oferta de cursos de graduação totalmente on-line ou híbridos, em que parte é feito virtualmente, vão atrair mais alunos a cada ano, principalmente por apresentarem custos menores.

A pesquisa ouviu 1.607 alunos e os que pretendem ingressar no ensino superior da rede particular pelos próximos 12 meses. O levantamento evidencia que 94% dos estudantes querem dar continuidade aos estudos mesmo com os impactos econômicos causados pela pandemia.

O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, afirma que para boa retenção de alunos, neste momento, é preciso que as instituições privadas invistam em uma boa comunicação e descontos. “Ao mesmo tempo, a ABMES tem trabalhado em busca de linhas alternativas, não só de financiamento para estudantes nesse momento de crise, mas também de linhas de crédito para as instituições oferecerem esses descontos sem impacto no caixa”, diz.

Desde 2019, as projeções apontam que a educação a distância ultrapassou a presencial em número de novas matrículas. De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2018, as duas modalidades apresentavam diferença de apenas 243 mil matrículas.

No entanto, o agravamento da situação econômica vem provocando crescimento exponencial da EAD, que tem mensalidades mais acessíveis que os cursos presenciais, além da maior flexibilidade para conciliar trabalho e estudo.

Impactos da pandemia
Assim como nas etapas anteriores, a principal preocupação dos alunos é com a manutenção do emprego e da renda. Quando perguntados sobre os principais fatores que poderiam acarretar na interrupção dos seus estudos, 60% dos estudantes apontaram a perda de emprego como fator determinante. 

Como esperado, o fechamento de empresas e comércios em função do isolamento social imposto pela covid-19 afetou o rendimento de parte dos alunos. Quando perguntados sobre este tema, 60% afirmaram não ter sofrido impactos significativos com a pandemia.

No entanto, 22% informaram ter perdido o emprego em função da crise. No levantamento anterior, esse percentual era de 20%. O índice de demissões relatadas foi alto, porém, mesmo assim, somente 11% desse total informaram que pretendem deixar ou já deixaram o curso.

Mais de um terço dos estudantes que participaram da pesquisa (41%) afirmaram que ainda não conseguem mensurar quanto tempo vão conseguir continuar pagando as mensalidades, mas acham que poderão ter problemas em algum momento. Outros 30% conseguem pagar sem nenhum problema pelos próximos três meses. Esse indicador foi o que sofreu maior variação em relação à 2ª onda da pesquisa, que registrava 40%.

Entre os estudantes que enfrentam alguma dificuldade para honrar com o pagamento das mensalidades, 42% admitiram ter recebido algum tipo de auxílio por parte da instituição de ensino onde estuda para se manter no curso. Desses, 34% relataram que a instituição ofereceu um plano de pagamento individual, enquanto que 66% foram atendidos em programas coletivos de facilitação do pagamento das mensalidades.

Quanto ao grau de satisfação dos alunos com as condições de auxílio ofertadas pelas instituições, 61% dos estudantes que receberam auxílio exclusivo avaliaram positivamente a medida. Entre os alunos que foram atendidos pelos programas de auxílio coletivos, os chamados planos horizontais, o grau de satisfação foi de 21%.

Levantamento
A 3ª etapa do levantamento foi realizado virtualmente entre 28 e 31 de maio, com homens e mulheres, de idades entre 17 e 50 anos, pertencentes às classes sociais A, B, C e E. Foram ouvidos 644 alunos de graduação, matriculados em cursos presenciais ou EAD de instituições particulares, há pelo menos seis meses. Também foram entrevistados outros 963 potenciais alunos que tenham interesse de início em cursos de graduação presencial ou EAD em faculdades privadas nos próximos 12 meses.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 3ª onda do estudo

Confira a íntegra do seminário virtual da ABMES "Coronavírus e educação superior: 3ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". Coordenação: Celso Niskier, diretor presidente da ABMES Participação: Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES 

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 2ª onda do estudo

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 5 de maio de 2020, que apresentou a segunda onda do do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 2 de abril de 2020, que apresentou dados do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Notícias

Do presencial ao online no susto: por que o EaD não pode ser feito sem planejamento, mesmo na pandemia

Estadão: Em artigo elaborado por Francisco Sardo, ele comenta cobre o estudo realizado pela ABMES

Como será a volta às aulas após a temporada compulsória de ensino on-line

Veja: Intensifica-se o debate sobre as aulas virtuais. Poucos gostaram da experiência, mas ela é inescapável — e isso pode ser bom

Mais de 40% dos alunos do ensino superior privado afirmam que podem desistir do curso, diz pesquisa

Agência Brasil: Quase a totalidade dos estudantes matriculados no ensino superior privado querem continuar os estudos.

Guedes acena com crédito para saúde e educação

Em encontro com empresários, ministro reconheceu falta de atenção aos setores

Estudantes no ensino à distância devem ser maioria no país em 2022

SBT Brasil: de acordo com a pesquisa divulgada pela ABMES, a pandemia acelerou o que já era uma tendência na educação

O número de calouros em cursos superiores a distância vai superar o de presenciais já no ano que vem

Jornal O Sul: O aumento da oferta de cursos de graduação 100% online ou híbridos, em que parte é feita virtualmente, vai atrair mais alunos a cada ano

Pesquisa revela que 42% dos alunos podem abandonar faculdades privadas

Estadão: Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior mede o impacto da pandemia no setor de educação

Pesquisa aponta que EAD deve ser primeira opção entre universitários

R7: Queda no nível de empregos e renda justifica decisão. Retorno às aulas deve ser marcado pelo ensino híbrido nas instituições de ensino superior

Pesquisa revela que 42% dos alunos podem abandonar faculdades privadas

Agência Brasil: Pesquisa realizada pela ABMES mostra que dentre os estudantes matriculados, 52% disseram querer continuar estudando não importa o cenário

Coronavírus: Número de calouros em cursos superiores a distância vai superar o de presenciais em 2022

Época : Projeção foi revelada por pesquisa feita pela ABMES que aponta a queda de emprego e de renda da população como os principais fatores para mudança

Cresce o número de estudantes de ensino superior que pensam em largar cursos

CBN: Assim como nas etapas anteriores, a principal preocupação dos estudantes é a manutenção dos empregos e da renda deles ou dos responsáveis

Pesquisa aponta que instituições devem centrar esforços na retenção de alunos

3ª onda do estudo sobre os impactos da Covid-19 na educação superior foi apresentada em seminário virtual da ABMES nesta terça-feira (10/6)

ABMES: inadimplência em maio cresce 75% e ensino a distância deve superar presencial em 2022

E-Investidor: De acordo com a pesquisa realizada pela ABMES, em abril, 8% dos estudantes afirmaram que não pagaram o boleto referente ao mês e não sabiam quando iriam pagar

Brasil terá maioria de alunos em modalidade EAD em 2022

Zero Hora: Queda de emprego e renda da população em razão da pandemia de coronavírus deve acelerar em um ano essa reviravolta

Pesquisa aponta que EAD deve ser primeira opção entre universitários

R7: pesquisa divulgada pela ABMES mostra que retorno às aulas deve ser marcado pelo ensino híbrido nas instituições de ensino superior

Em 2022, curso on-line vai superar presencial

Valor Econômico: experiência na pandemia ajudará a acelerar crescimento da graduação a distância, segundo pesquisa divulgada pela ABMES