Detalhe

Adiamento do Enem pode agravar "apagão" de mão de obra no país, alerta associação

28/07/2020 | Por: Zero Hora | 4097
Foto: Go Conqr

Identificando risco de que o adiamento do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inviabilize o ingresso de estudantes no Ensino Superior privado no primeiro semestre de 2021, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) indica que a mudança nas datas da prova pode aumentar as chances de um "apagão" de mão de obra nos próximos anos. O alerta leva em conta que a rede particular abriga 70,2% de todas as matrículas realizadas em cursos presenciais no país e 91,6% dos ingressos nos cursos EAD. Ao menos 3,5 milhões, dos 5,8 milhões de inscritos no Enem, devem buscar uma vaga em cursos de instituições particulares e dependem da divulgação do resultado para cursar a graduação.

Os dados fazem parte do estudo "Coronavírus e Ensino Superior: o que os alunos pensam", elaborado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights e divulgado em parceria com a ABMES. O calendário da avaliação é importante porque, em média, 64% do total de matrículas no primeiro semestre ocorrem entre a divulgação dos resultados e o início do ano letivo e 80% dos estudantes realizam a matrícula após o conhecimento da nota obtida.

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) alterou a aplicação das avaliações do Enem de 22 e 29 de novembro de 2020 para 17 e 24 de janeiro de 2021, com anúncio das notas finais marcado para 29 de março. Só então poderão ser abertos os prazos para os processos de seleção dos programas de acesso, bolsas e financiamentos, o que pode, conforme a ABMES, comprometer toda a programação acadêmica do primeiro semestre.

É a partir da nota conquistada no Enem que os estudantes podem concorrer às vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni), pleitear contratos do financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou de agentes do mercado ou, ainda, bolsas de estudo das próprias instituições de Ensino Superior, concedidas proporcionalmente ao resultado obtido na avaliação. Para 76% dos entrevistados, o principal motivo para realização do Enem neste ano é conseguir o melhor desconto possível ou bolsa de estudo.

A 4ª fase do levantamento "Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos" foi realizada virtualmente entre 18 e 21 de julho com homens e mulheres, com idades entre 17 e 50 anos, pertencentes às classes sociais A, B, C e D. Ao longo de todas as fases da pesquisa foram ouvidos 748 alunos de graduação, matriculados em cursos presenciais ou EAD de instituições particulares há pelo menos seis meses. Também foram entrevistados outros 1.244 potenciais alunos que tenham interesse de iniciar cursos de graduação presencial ou EAD em faculdades privadas nos próximos 12 meses. Foram realizadas três outras etapas do levantamento, em março (primeira fase), abril (segunda fase) e maio de 2020 (terceira fase).

Apesar dos desafios, alunos querem seguir matriculados
O estudo ouviu pessoas que planejam iniciar um curso superior, presencial ou EAD, nos próximos 12 meses. Preocupados com os impactos da covid-19 no atual momento do país, apenas 14% dos entrevistados declararam planejar o início do curso de graduação neste segundo semestre. Esse público adiou os planos, em grande parte, para o início de 2021: eram 30% no início da pandemia, e se tornaram 39% na pesquisa de julho.

Os interessados em se matricular agora nos cursos na modalidade a distância somam 34%. Os cursos presenciais tiveram movimento contrário e mais acentuado: se em março a intenção de começar em agosto era de 16%, em julho, só 5% confirmaram que pretendem se matricular. Para essa modalidade de ensino, 45% deixarão para decidir quando dar início a uma graduação apenas após o fim da pandemia.

A preocupação com os impactos financeiros e com as ameaças à saúde provocados pela pandemia da covid-19 é a principal razão para deixar para depois a formação superior. Não ter condições para pagar as mensalidades é o receio de 36% dos questionados, a garantia da segurança sanitária foi apontada por 35% e 29% responderam que os dois motivos são preocupantes.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Coronavírus e educação superior: 5ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos

Confira a íntegra do seminário "Coronavírus e educação superior: 5ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". O evento foi realizado na terça-feira (17/11), pelo YouTube da ABMES

 

Jornal da Band | Adiamento do Enem pode prejudicar ingresso no ensino privado

Matéria veiculada pelo Jornal da Band no dia 29 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", apontando que o adiamento do Enem prejudica muita gente que pensava em usar a nota para entrar em uma instituição de educação superior particular. Por isso, algumas IES poderão até reprogramar o ano letivo.

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 4ª onda do estudo

Confira a íntegra do seminário virtual da ABMES "Coronavírus e educação superior: 4ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". Coordenação: Celso Niskier, diretor presidente da ABMES Participação: Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

CNN | Estudo aponta apagão de matrículas em universidades

Matéria veiculada pela CNN Brasil no dia 28 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", realizada pela Educa Insights e divulgada pela ABMES

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 2 de abril de 2020, que apresentou dados do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Notícias

Mais do que nunca, EAD

Educação em Revista: Em crescimento antes da pandemia, atividades remotas podem avançar ainda mais durante a retomada da economia

Faculdades oferecem descontos nas mensalidades para evitar a evasão de alunos

Bom Dia Brasil: Pesquisa feita pela ABMES aponta que 39% dos estudantes adiaram o plano de entrar no ensino superior

Estudantes temem atraso na divulgação do resultado do ENEM

SBT Brasil : Com o adiamento da prova para janeiro, a nota só deve sair em março, depois do período de matrícula

O adiamento do Enem poderá tirar mais de 3 milhões de estudantes do ensino superior privado

O Sul: As informações fazem parte da 4ª fase do estudo “Coronavírus e Ensino Superior: o que os alunos pensam”, elaborado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights e divulgado em parceria com a ABMES

Adiamento do Enem prejudica sonho de 3,5 milhões de alunos no país

Esse é o número de estudantes que devem buscar vaga em universidades privadas, mas precisam de resultado do exame, previsto para março de 2021

Adiamento do Enem pode criar 'apagão' de novos profissionais qualificados

Mudança na data do exame para janeiro de 2021 poderá provocar uma postergação de matrículas nas faculdades do País

Cresce número de estudantes que adiam planos da graduação para 2021, revela pesquisa

Pesquisa divulgada pela ABMES, nesta terça-feira (28), aponta que o estudante adiou os planos da graduação, em grande parte, para o início de 2021

Para 53% dos universitários qualidade caiu, aponta estudo

R7: Jovens já matriculados no ensino superior devem continuar a estudar, mas aqueles que vão prestar o Enem podem ficar fora do ensino privado

Atraso do Enem afeta 2,5 milhões de alunos

Estudantes usam notas das provas para conseguir descontos e bolsas do ProUni

Adiamento do Enem pode gerar 'apagão' de mão de obra qualificada, diz pesquisa

Uma pesquisa da Educa Insights, divulgada em parceria com a ABMES, aponta que o adiamento do calendário do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode levar a um "apagão" na mão de obra qualificada nos próximos anos

Adiamento do Enem afeta ingresso de alunos em faculdades particulares

Correio Braziliense: Mudança nas datas da prova compromete a entrada de novos alunos no primeiro semestre de 2021, segundo levantamento da ABMES divulgado nesta terça-feira (28)

Atraso no Enem compromete ingresso de 3,5 mi de alunos no ensino privado em 2021

Esse é o volume de estudantes que usam nota do exame, que só será divulgada no fim de março, para buscar bolsa do ProUni e desconto de mensalidade

Estudos analisam comportamento dos universitários na pandemia

Jovens já matriculados no ensino superior devem continuar a estudar, mas aqueles que vão prestar o Enem podem ficar fora do ensino privado

Mudança nas datas do Enem pode piorar apagão de mão-de-obra nos próximos anos

Pesquisa divulgada pela ABMES e Educa Insights revela que liberação do resultado em março de 2021 compromete ingresso de 76% dos alunos

Inscrições para vestibular em universidades privadas de SC cai 58%

Com redução de renda e dificuldades logísticas, evasão no Brasil inteiro foi 32% maior do que em 2019; 82% dos estudantes alegam dificuldades econômicas

Adiamento do Enem pode atrasar ingresso de 3,5 milhões de participantes no ensino privado, aponta levantamento

O número se refere a estudantes que se inscreveram no Enem de olho na nota de desempenho para concorrer a bolsas de estudo. Impacto da pandemia também leva estudantes a adiarem a entrada nas universidades, previstas para o segundo semestre de 2020

Faculdades na Pandemia

Boa Vontade TV: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino