Em sua 13ª edição, o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES contou com 83 inscrições, de todas as regiões do país. Documentários, matérias jornalísticas, vídeos institucionais e videoclipes representaram, com primor, as iniciativas e instituições participantes do concurso.
Instituído em 2007, o objetivo é registrar as ações promovidas pelas instituições de educação superior (IES) participantes da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
Neste ano, a reunião para definição dos vencedores aconteceu a distância, devido à necessidade de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19, mas a emoção e os critérios de avaliação estiveram bem presentes. Marcado inicialmente para o mês de março, o encontro dos jurados foi realizado no último dia 4 de setembro, reunindo os membros da comissão julgadora: Fernando Rabello Costa, designer gráfico e diretor de arte da Grau Design; Júlio Cesar de Castro Ferreira, especialista em Marketing e Comunicação Digital; Tonico Botelho, diretor executivo da Incine Vídeo Web, e Lidyane Lima, coordenadora do projeto e gerente de projetos da ABMES. O encontro contou ainda com a participação especial de Eduardo Viana, produtor audiovisual da ABMES.
Um ponto marcante desta edição foi a evolução das produções em criatividade e adequação às categorias. De acordo com Lidyane Lima, a categoria que obteve destaque pela qualidade foi “Documentário”. “Tivemos bons concorrentes na edição de 2019 e, a cada ano, observamos um conteúdo mais rico. As instituições têm trabalhado muito, tanto no projeto, quanto no material final apresentado”.
Para Júlio Cesar, a edição surpreendeu pela melhor compreensão dos participantes em relação à divisão das categorias, o que “trouxe uma qualidade excelente em relação aos quesitos técnicos”. Ainda segundo Júlio, este ano “foi um coroamento de todo esse trabalho de anos que nós estamos desenvolvendo”.
Vencedores
O prêmio de melhor Documentário foi para a Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) (Nordeste), que entrelaçou histórias de superação na obra “ Futuro, Vocação e Juventude”. Com destaque para inovação e bom uso de recursos gráficos, a Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros (Fasa) (Sudeste) foi agraciada na categoria Cobertura Jornalística, com a matéria “I Fórum Internacional de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão”. O melhor Vídeo Institucional foi realizado por alunos da Universidade Cruzeiro do Sul (Sudeste), versando sobre o “Programa de Educação Especial-Proesp”. Também foi para a Cruzeiro do Sul o título de melhor Videoclipe, com uma montagem especial para a composição “Mudar”, a respeito das práticas de inclusão realizadas pela instituição.
Cientes das mudanças impostas pelo contexto de pandemia e quarentena, a equipe de organização do concurso estuda novos formatos para dar continuidade à sua realização, e seguir reconhecendo e inspirando outras instituições à prática da responsabilidade social.
Clique aqui para conferir a íntegra dos vídeos vencedores.
16ª edição da Campanha
Instituições de todo o país, associadas ou não à ABMES, já podem cadastrar seus projetos na 16ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a ABMES incentiva que as instituições continuem realizando as ações de responsabilidade social, porém com adaptações exigidas pelo momento pelo qual o mundo todo está passando, seguindo as recomendações das autoridades locais. Além disso, nesta edição, não será definida uma data específica para a realização da mostra das atividades.