A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) participou na última sexta-feira (13/11), juntamente com representantes de outras entidades educacionais, de reunião on-line com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC).
Na ocasião, a ABMES ressaltou a importância de uma maior agilidade nos processos comandados pela Seres/MEC, especialmente neste delicado momento de crise que as instituições de educação superior (IES) particulares estão enfrentando.
O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela nova gestão da secretaria nos últimos dois meses e anunciar as próximas medidas para a redução do estoque de processos em trâmite no sistema e-MEC.
Na abertura da reunião, o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Danilo Dupas, agradeceu a participação das entidades na reunião e reiterou o compromisso de estabelecer um grande diálogo com todos. “O foco precisa ser a qualidade da educação superior, e não apenas a quantidade”, defendeu.
Durante a reunião, foram divulgados os resultados da Seres no ano de 2020. O destaque ficou para o mês de outubro, em que foram publicadas 259 autorizações de cursos e 211 reconhecimentos de cursos, um recorde em comparação aos últimos dois anos.
O diretor de Política Regulatória, Márcio Coelho, anunciou as medidas para a redução do estoque de processos em trâmite, como a possibilidade de publicar uma portaria para manifestação de interesse das instituições de ensino superior em processos anteriores a 2017, e para regularização dos atos vencidos, sejam eles institucionais ou de cursos. Segundo o diretor, essas ações possibilitarão uma redução de 38% dos processos em estoque na Seres.
*Com informações da Seres/MEC