Detalhe

Módulos Migração e Relatórios serão apresentados sexta (21)

19/05/2021 | Por: Inep | 1177
Foto: Reprodução/ Inep

Após a alteração no cronograma do Censo da Educação Superior 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retomará a série de encontros on-line para apresentação dos módulos e orientação sobre o preenchimento dos formulários no Sistema Censup. Os módulos Migração de dados e Relatórios serão exibidos em live, nesta sexta-feira, 21 de maio, às 15h, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube.

O período de coleta do censo começou em 1º de março. Desde então, foram disponibilizados os módulos Cadastro do Recenseador Institucional, Instituição de Educação Superior, Curso, Docente e Aluno. Os formulários são liberados gradativamente, sempre com a apresentação de uma live próxima à data de liberação, com o objetivo de familiarizar e orientar os recenseadores em relação ao novo Sistema Censup, que passou por uma reformulação entre as edições de 2019 e 2020 do Censo Superior.

Cronograma
O ajuste nos prazos para a coleta da pesquisa estatística foi divulgado pelo Inep, por meio de portaria, no dia 11 de maio. Com o novo cronograma, as instituições de educação superior terão até 16 de julho para declarar as informações no Censup. O prazo anterior venceria no dia 4 de junho. Já a divulgação dos resultados do Censo Superior 2020 está prevista para 7 de dezembro.

Material de apoio
No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do censo. O Instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além das perguntas frequentes, informativos e apresentações.

Treinamento EaD
Na plataforma Capacita Servidores, os recenseadores encontram todos os módulos do Censo Superior. A plataforma é uma ferramenta para capacitação a distância de todos os envolvidos no preenchimento dentro da instituição de educação superior.

Censo da Educação Superior
Realizado anualmente pelo Inep, o Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino da etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, assim como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Coleta do Censo Superior termina dia 17 de outubro

A declaração das informações é atribuição do representante legal da instituição e do recenseador institucional

Live orienta recenseadores sobre novos módulos

Encontro virtual realizado nesta sexta-feira, 21, teve participação do presidente e diretores do Inep. Foram apresentados os módulos Migração e Relatórios

Instituições já podem fornecer dados ao Censo da Educação Superior

Pesquisadores institucionais têm até 31 de janeiro para atualização de cadastro