O Estado de Minas é um dos 18 finalistas do 4º Prêmio ABMES de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Esse é um dos principais reconhecimentos no país aos profissionais dedicados à cobertura de educação. Foram divulgados, nesta terça-feira (13/7), os selecionados nas categorias nacional e regional das modalidades vídeo, áudio e escrito.
O EM é finalista na categoria escrito regional, com a reportagem 'Diplomas de 1,6 milhão de estudantes ameaçados', publicada em 21 de dezembro do ano passado, de autoria da repórter Junia Oliveira. A matéria trata da reforma tributária (Projeto de Lei 3.887/2020), em tramitação em Brasília, que pode decretar o fim do maior programa educacional do país, o Universidade para Todos (ProUni), voltado para quem não tem condições de pagar os estudos.
Somado à falta do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que também depois de viver seus dias de glória está agora à míngua, o setor privado, responsável por nada menos que três quartos das matrículas do ensino superior, prevê a debandada de 1,6 milhão de estudantes da graduação nos próximos 10 anos. Em Minas, a previsão é de que, somente este ano, cerca de 346 mil estudantes devem pleitear uma cadeira em universidades particulares.
Os vencedores de cada uma das seis categorias que compõem o Prêmio serão anunciados e premiados em 6 de agosto, em cerimônia virtual, devido à impossibilidade de realização de eventos presenciais, decorrente da pandemia da COVID-19. Na ocasião, serão comemorados os 39 anos da ABMES. Esta edição do prêmio registrou 329 inscrições, um recorde de participação de jornalistas de todos o país. O EM já foi finalista em 2019, também com matéria de Junia Oliveira.