Com apenas quatro meses de implantação, a avaliação externa virtual in loco é considerada um caso de sucesso da atual gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde a implantação do novo modelo, em 26 de abril, até esta terça-feira, 31 de agosto, o Inep já avaliou 2053 cursos de graduação e instituições de educação superior. Os números foram divulgados pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, durante o seminário virtual “Balanço e perspectivas para a avaliação virtual in loco”, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Educação Superior (ABMES).
Ao todo, foram realizadas, entre abril e agosto, 1.826 avaliações externas virtuais in loco e 227 presenciais. Apenas os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia ainda são avaliados pelo modelo presencial.
Para Danilo Dupas, o sucesso da avaliação virtual in loco é resultado de inovação, com base em um trabalho técnico e sério, realizado pela equipe do Instituto, que permitiu dar maior celeridade e transparência às avaliações. “Foi um processo de inovação, focado em entrega de valor para a sociedade e na redução de custo de transação”, pontuou.
Segundo Dupas, todo o processo de evolução das demandas de avaliação in loco foi possível devido ao forte apoio que tem recebido do ministro da Educação, Milton Ribeiro; da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes); da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC) e dos servidores do Inep.
Além dos números referentes à avaliação externa virtual in loco, o diretor de Avaliação da Educação Superior, Luís Filipe Grochocki, apresentou o resultado da “Pesquisa de Monitoramento da Implementação da Avaliação Externa Virtual In Loco”. O objetivo do questionário era compreender a percepção dos avaliadores e procuradores institucionais sobre os aspectos técnicos, procedimentais e pedagógicos da avaliação externa in loco.
Também foi apresentado o resultado da pesquisa idealizada em conjunto, entre o Inep e a ABMES, junto às instituições de educação superior. A enquete teve um resultado positivo em todos os aspectos abordados, especialmente quanto à preferência das instituições sobre o modelo de avaliação. Ao todo, 72% das instituições preferem a avaliação externa virtual in loco à presencial. Entre as instituições que participaram da pesquisa, 84,9% esperam que o modelo de avaliação virtual permaneça após o período de pandemia causado pela covid-19 e 15,1% optaram pelo retorno do modelo presencial.
Avaliação virtual
O Inep iniciou a avaliação externa virtual in loco no dia 26 de abril, utilizando a mesma metodologia da avaliação presencial e mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação.
Durante as visitas virtuais, realizadas por videoconferência pela plataforma Microsoft Teams, os avaliadores analisam documentos, entrevistam representantes institucionais e docentes, além de realizarem a avaliação das instalações físicas da instituição. Também são vistoriados os sistemas de informática utilizados, tal qual a avaliação presencial in loco. Nesse caso, apenas entrevistas e depoimentos sigilosos não podem ser registrados. Os demais procedimentos são gravados para maior transparência dos processos.
As avaliações on-line têm duração mínima de dois dias para avaliar os cursos e três dias para a avaliação institucional. Após as visitas on-line, os avaliadores têm até cinco dias para a finalização do relatório.
Avaliação in loco
O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do MEC. Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.