A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a empresa de marketing educacional Conteúdo Edu, lançaram nesta terça-feira (21), o Radar ABMES, um estudo sobre a captação das instituições de ensino superior (IES). A primeira edição avaliou o cenário de novas matrículas deste semestre de um grupo de associadas. A divulgação foi realizada em seminário online no canal Rede ABMES no YouTube.
O propósito do estudo – que será realizado também no segundo semestre – é conhecer o mercado das associadas da ABMES e oferecer informações importantes para tomada de decisão estratégica para conquistar novos alunos e manter os atuais matriculados, como explica Thiago Lustosa, diretor comercial da Conteúdo Edu, empresa responsável pelo levantamento. “O objetivo é que a gente consiga trazer aos associados a visão de como está aquele meio em que está inserido. De como está a captação, se tem sido positiva, se está em alinhamento com o mercado. Até para conseguir ter mais estratégia e planejamento nas ações de marketing”, explica.
Conforme o Radar ABMES, 55% das IES pesquisadas atingiram 70% ou mais da meta de captação 2023.1 para os cursos presenciais. Para as vagas de educação a distância, as que tiveram acima de 70% do objetivo representou 40%, já nos cursos semipresenciais, foram 42%.
Na comparação das novas matrículas deste semestre com o mesmo período do ano passado, os resultados demonstram uma reação positiva do mercado, com mais alunos retomando o investimento no ensino superior. As IES participantes superaram, em média, em mais de 40% em todas as modalidades. Nas regiões Norte e Sul, os índices foram acima de 50%.
“As instituições que igualaram ou superaram 2022 chega a 70%. Isso representa que o mercado está reaquecendo, especialmente a volta gradual do presencial. As metas não batidas indicaram que têm a ver com a dificuldade de algumas instituições em estabelecer os objetivos e o desejo que o mantenedor tem de sempre ir muito além do que ele obtém. Outro ponto é o EAD crescendo em uma velocidade menor, o que sinaliza um esgotamento das oportunidades da modalidade”, analisa o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier.
Responsável pela direção de marketing e novos negócios do Centro Universitário Belas Artes há mais de 4 anos, Rodrigo Irineu, compartilhou a experiência da instituição na captação deste semestre. “O custo de aquisição de novos alunos inflacionou significativamente nos últimos meses. Para baratear é preciso reduzir o custo de aquisição no funil, investindo de maneira melhor, inclusive escolhendo bem as ferramentas de automação”, explica. Ele apresentou várias orientações e sugestões para que os participantes do evento pudessem ter melhores resultados.
A 1ª edição do Radar ABMES foi realizada entre os dias 7 e 17 de março de 2023 com a participação de 25% das associadas ABMES.
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