As ações empreendedoras nas instituições de educação brasileiras ganharam um reforço internacional. Foi lançada nesta terça-feira (18), a MetaRed X Brasil, uma rede colaborativa de unidades e gabinetes de empreendedorismo de instituições de ensino superior, promovida pelo Universia e Santander Universidades. A partir de agora, o país integra o grupo de intercâmbio entre instituições de outros sete países na América Latina e Europa que trabalham em prol do fortalecimento do empreendedorismo.
A MetaRed X Brasil tem o apoio da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e do Instituto Êxito de Empreendedorismo. A presidência da unidade é do diretor presidente da ABMES e reitor da UniCarioca, Celso Niskier, e a coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade do secretário executivo, Max Damas, que é pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
Para marcar o início oficial das atividades da MetaRed X Brasil, o projeto foi apresentado durante o seminário on-line promovido pela ABMES e contou com a participação da coordenadora global de empreendedorismo da MetaRed X, Esperanza Lisón, e dos demais integrantes da representação brasileira.
Em castelhano, Esperanza compartilhou detalhes sobre os objetivos e propósitos da rede. Criada em 2022, na Espanha, a MetaRed X é parte das iniciativas em prol da educação local e mundial do Instituto Universia. Os polos se expandiram rapidamente para Portugal, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru, e agora chega ao Brasil.
Apesar de recém-criada, a MetaRed X tem o propósito de agir globalmente. Esperanza deu as boas-vindas, convidou as instituições que acompanhavam ao seminário a aderirem aos grupos de trabalho e anunciou as ações em andamento. “Estamos realizando um curso internacional sobre empreendedorismo nas universidades para os reitores e reitoras. Há participantes dos oito países da rede e 35 reitores nessa primeira turma. Acreditamos que temos que capacitar os gestores para poder chegar aos estudantes mais bem preparados”, explicou.
Ela também comentou sobre o levantamento sobre indicadores de empreendedorismo que está sendo elaborado para aplicação ainda em 2023 e sobre o 1º Prêmio Internacional Empreende MetaRed X, que tem inscrições abertas até 15 de maio. A seleção é aberta a qualquer IES, pública ou privada, dos países colaboradores do projeto MetaRed X.
Para explanar sobre as expectativas e os planos de ação da MetaRed X Brasil, o secretário executivo, Max Damas, apresentou os principais objetivos da unidade nacional: compartilhar boas práticas e casos de sucesso com a atividade do grupo entre as instituições de ensino superior do País; capacitar e desenvolver recursos humanos alinhados com a visão empreendedora, colaborar internacionalmente com as demais unidades do projeto com participação e elaboração de estudos e casos de sucesso. “Desde o ano passado estamos participando de eventos simultâneos dos dois continentes e agora podemos lançar oficialmente o projeto no Brasil”, comentou.
Cada um dos integrantes dos quatro grupos de trabalho também dividiu com a audiência suas expectativas e falaram sobre o plano de ação nos temas que lideram. Confira os objetivos e lista dos coordenadores do MetaRed X Brasil:
- GT Direção de Unidade de Empreendedorismo
Fomentar um planejamento estratégico conjunto que sirva de quadro para o desenvolvimento da atividade de cada projeto, contribuindo assim para alcançar seus objetivos de apoio ao desenvolvimento de uma IES empreendedora.
Coordenação: Wilson Rodrigues
- GT Capacitação e Formação
Analisar e projetar programas e ações formativas a nível nacional de forma a unificar conceitos, desenvolver competências, modelar atitudes, incentivar e interiorizar situações para melhorar o desempenho das unidades de empreendedorismo e dos departamentos a elas associados.
Coordenação: Anderson Daniel Vieira e Graciele Cardoso Dutra
- GT Ecossistemas de Empreendedorismo
Este grupo tem como objetivo conhecer o ecossistema para o empreendedorismo em torno das IES e em sua área de atuação. Propõe-se a realização de uma análise de sistema dinâmico, desenvolvido em uma área geográfica caracterizada pela interação de empresas, setor público e outros atores que o compõem, os quais trocam informações e recursos.
Coordenação: Vidal Martins
- GT Indicadores de Empreendedorismo Universitário
Este grupo tem como objetivo conhecer, em seu sentido mais amplo, a situação real das competências empreendedoras de cada IES e seu impacto em nível regional e/ou nacional.
Coordenação: Iara de Xavier e Paulo Cesar Chanan Silva
Podem participar da MetaRed X Brasil as instituições de ensino superior públicas e privadas, associadas ou não à ABMES que tiverem interesse em promover o empreendedorismo universitário. As inscrições podem ser feitas NESTE LINK.