A MetaRedX Brasil – empreendedorismo, rede colaborativa que reúne instituições de educação superior (IES) da América Latina, bem como de Portugal e da Espanha, voltada para o desenvolvimento do espírito empreendedor universitário, no Brasil, é promovida pela Universia e Santander Universidades, com o apoio da ABMES e do Instituto Êxito de Empreendedorismo.
A rede é dividida em quatro grupos temáticos: Indicadores de Empreendedorismo Universitário; Ecossistemas de Empreendedorismo; Capacitação e Formação e Direção de Unidades de Empreendedorismo.
Os participantes de cada grupo se reúnem virtualmente, em média, a cada 15 dias para dar continuidade aos debates e encaminhamentos. Os participantes são gestores de IES brasileira de diferentes portes, interessados em fortalecer o empreendedorismo dentro das instituições.
Participação internacional
A última reunião do grupo “Capacitação e Formação e Direção de Unidades” contou com a participação de Deborah Estima, coordenadora de Incubadoras da Universidade dos Açores, em Portugal.
Na ocasião, a convidada apresentou o gabinete de empreendedorismo da Universidade dos Açores, comentando que a primeira ação foi a criação da marca “InUAc”. Ela explicou ao grupo que a marca precisa ser forte e compor a ideia principal do núcleo de empreendedorismo.
Depois, o gabinete de empreendedorismos elaborou os documentos legais e os regulamentos para dar base ao trabalho, ressaltando a importância de ter um apoio jurídico para regulamentação de todos os atos da criação. Mesmo em momentos posteriores, segundo a palestrante, “é necessário um acompanhamento do desenvolvimento por um advogado, devido à confidencialidade das ideias, questões de propriedade intelectual e elaboração de contratos. Então, é sempre bom ter contato com escritório da advogados especializados nesse assunto”.
Após um longo bate-papo sobre os desafios de um gabinete de empreendedorismo, Deborah citou a importância de se trabalhar em redes e parcerias, inclusive para obter financiamentos.
Soft Skills no empreendedorismo
Já no grupo com a temática “Direção de Unidades de Empreendedorismo” o assunto principal do momento são as soft skills. Segundo o coordenador do grupo, Wilson Rodrigues, o primeiro eixo de um bom projeto de empreendedorismo é a perspectiva da soft skills. Ele ilustrou com a situação atual do mercado, que impõe o desenvolvimento de uma visão comportamental, ressaltando que para empreender é necessário ter resiliência, entre outras virtudes.