Ao perceber que o conceito de Quadrantes Híbridos, lançado pela ABMES em novembro de 2021, havia começado a se materializar em ações dentro das Instituições de Educação Superior (IES) e que, naturalmente, inúmeras dúvidas sobre a sua implementação surgiriam, a Associação organizou, em parceria com a DreamShaper, um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer e aprofundar as questões decorrentes da implementação dos quadrantes híbridos, bem como trazer cases de instituições que já iniciaram o processo de organização das suas atividades de ensino-aprendizagem nesse novo formato, dos quadrantes.
Este e-book tem a proposta de esclarecer as principais dúvidas e dores encontradas pelas IES e discutidas no GT, que vão desde aspectos regulatórios, passando pela reorganização dos projetos pedagógicos até a formação docente.
Apresentação
Capítulo I – Principais dúvidas das Instituições de Educação Superior
Capítulo II – Na Prática - Conheça os cases das Instituições participantes do Grupo de Trabalho
Capítulo III – 2022: O fim da pandemia e a consolidação de tendências na Educação Superior
Capítulo IV – Parecer CNE/CP nº 14/2022
Anexo – Para além dos quadrantes híbridos – tendências
Por Celso Niskier
Nesta publicação é apresentado, de forma detalhada, o modelo dos quadrantes híbridos, bem como o contexto das transformações que nos conduziram para a sua construção e o que temos feito para que a transição da educação do século 20 para o século 21 se torne realidade.