Detalhe

Universidade de Toronto e KITE Institute Labs abrem a programação acadêmica da 5ª Delegação ABMES Internacional

10/10/2023 | Por: ABMES | 1895

A programação acadêmica da 5ª Delegação Internacional da ABMES começou nesta terça-feira (10/10). A primeira parada do grupo de gestores educacionais brasileiros foi na Universidade de Toronto.

Na ocasião, foram tratados os temas “Inovação Educacional: visão geral do ecossistema de inovação da Universidade de Toronto”; “Inovação na Prática do Ensino Superior: Examinando Abordagens de Ensino e Pesquisa” e “Inovação em Infraestrutura e Sistemas de Ensino Superior: Revisão e Discussão”.

Os participantes da delegação foram recebidos com uma apresentação da universidade e sobre como a instituição impulsiona os relacionamentos profissionais entre empresas e universidade, bem como sobre o apoio para desenvolvimento de pesquisa, conectado com o desenvolvimento, inclusive da própria empresa.

Na ocasião, também foi falado sobre a existência de uma lacuna entre as cadeiras da universidade, a retenção, o interesse do estudante e o que as empresas estão esperando. A lacuna foi identificada há cerca de dez anos e, desde então, a instituição está criando vários programas com o foco de capacitação em parceria com empresas. As empresas trazem as suas pendências para fazer ainda mais essa integração com os alunos e preparam o estudante para uma oportunidade de trabalho.

Durante a visita, a ABMES assinou um acordo de cooperação com a Universidade de Toronto com o objetivo de facilitar a aproximação entre as instituições associadas e a Universidade. O documento servirá como um "guarda-chuva", porém, dentro do acordo, as IES poderão criar termos aditivos individuais para atender a seus interesses específicos.

“Em nome da universidade de Toronto, estamos muito entusiasmados e felizes em receber a ABMES. Esta delegação é uma inspiração para nós, pois nos permite compreender o que os nossos parceiros procuram e também identificar caminhos de colaboração para que, como parte do acordo que assinamos hoje com a ABMES, possamos identificar futuras oportunidades de engajamento e de parcerias. Queremos realmente desenvolver ainda mais o nosso relacionamento”, comentou Brian Kalakula, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias do Instituto de Estudos em Educação de Ontário da Universidade de Toronto.

“A 5ª missão nacional da ABMES aqui no Canadá começa em uma universidade que é uma referência no Canadá e no mundo, é a melhor universidade canadense e oferece programas de graduação, mestrado, doutorado e pós-graduação. Tivemos uma apresentação ampla do que a universidade de Toronto oferta para os canadenses, para os imigrantes e intercambistas. É realmente uma universidade espetacular, agora vai ser celebrado uma parceria entre ABMES e a Universidade de Toronto, evoluindo a internacionalização promovida pela ABMES”, destacou Iara de Xavier, Diretora Executiva da EDUX21.

KITE Institute Labs
Na parte da tarde, a delegação visitou os laboratórios de Medicina da Universidade de Toronto, um dos principais centros de pesquisa de Medicina na área de reabilitação do Canadá.

O Instituto é líder mundial em ciência de reabilitação complexa e se dedica a melhorar a vida das pessoas que vivem com os efeitos da deficiência, doença e envelhecimento.

Um acordo de cooperação com foco em inovação também foi assinado na ocasião entre a ABMES e o KITE Institute Labs.

Canada Experience
A 5ª Delegação ABMES Internacional - Canada Experience, que ocorre entre os dias 6 de outubro e 15 de outubro, foi iniciada em Toronto e passará por Montreal e Quebec. Durante os dez dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais estão conhecendo as instituições destaques do país, que é um dos mais desenvolvidos do mundo.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Delegação ABMES conhece projetos de pesquisa em Saúde de uma das 30 melhores universidades do mundo

Localizada em Montreal, na província de Quebec, a McGill foi criada em 1821 e é uma Universidade tradicional do Canadá

Delegação brasileira é recebida por universidade mais inovadora do Canadá

Localizada na província de Ontário, a Universidade de Waterloo está entre as 10 melhores universidades do Canadá, sendo reconhecida como a nº 1 do país em pesquisa e focada em inovação e empreendedorismo

#VamosConhecer | Organização Universitária Interamericana (OUI-OIHE)

O objetivo é estreitar laços e firmar parceria com essa organização, que possui mais de 40 anos de experiência em internacionalização, liderança e formação nas Américas.

#VamosConhecer | Universidade McGill

Localizada em Montreal, na província de Quebec, a McGill foi criada em 1821 e é uma Universidade tradicional do Canadá, sendo reconhecida pela excelência de seus programas de ensino, pesquisa e inovação

#VamosConhecer | KITE Research Institute

O KITE Research Institute, da University Health Network (UHN), em Toronto, é um dos principais centros de pesquisa de Medicina na área de reabilitação do país

#VamosConhecer | Universidade de Concordia (Concordia University)

Localizada em Montreal e com menos de 50 de anos de história, a Universidade de Concordia é uma das mais bem classificada da América do Norte

#VamosConhecer | Universidade de Waterloo (University of Waterloo)

Uma das universidades mais avançadas em pesquisa, inovação e empreendedorismo do mundo está no roteiro da 5ª Delegação ABMES Internacional - Canada Experience