Detalhe

Delegação Internacional da ABMES visita a Amazon Web Services e discute o papel da inteligência artificial no futuro da educação

23/10/2025 | Por: ABMES | 710

Nesta quinta-feira (23), a 7ª Delegação Internacional da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) visitou a sede da Amazon Web Services (AWS), em São Francisco (EUA), para conhecer as soluções tecnológicas que estão redefinindo a educação digital. A apresentação foi conduzida por Mateus Nicácio, gerente sênior de vendas para o setor público e segmento educacional da AWS, com a participação de Dennis McQuillan, líder global em EdTech, e Victor Parabre, gerente de contas de educação.

Durante o encontro, os executivos da Amazon apresentaram a plataforma Bedrock, que permite integrar diferentes modelos de inteligência artificial generativa (IA) com segurança, personalização e economia de custos. A tecnologia é usada por instituições de ensino e governos para criar conteúdos didáticos, automatizar correções de provas, personalizar planos de estudo e aprimorar o engajamento de alunos e professores. Um dos exemplos compartilhados foi o da UNIP, que utiliza soluções da AWS para indexar e transcrever terabytes de vídeos educacionais, facilitando o acesso e a busca por temas e palavras-chave.

Os palestrantes também destacaram projetos desenvolvidos em parceria com o governo brasileiro, como o “Pé de Meia” e o “Tela Brasil”, voltados à inclusão digital e à distribuição de conteúdo educacional. Outro ponto que chamou a atenção da delegação foi a demonstração da ferramenta de transcrição de escrita manuscrita com alta assertividade, com potencial de uso em correções automáticas de redações e exames.

“A visita à Amazon mostra como a inteligência artificial já é uma aliada real da educação. Mais do que substituir, ela potencializa o trabalho docente e amplia o acesso ao conhecimento. O futuro da educação passa pela capacidade de unir tecnologia, propósito e humanização”, destacou o diretor-presidente da ABMES, Janguiê Diniz.

Além das aplicações educacionais, os representantes da AWS apresentaram o case da Bundesliga, liga de futebol alemã, que utiliza IA e aprendizado de máquina para capturar milhões de dados em tempo real e transformar a experiência de torcedores e atletas, um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores para criar experiências personalizadas e baseadas em dados.

A agenda da Silicon Valley Experience segue nesta sexta-feira (24) com visitas à Stanford University School of Medicine e ao Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, encerrando a missão no fim de semana com atividades culturais em São Francisco.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Delegação Internacional da ABMES encerra imersão no Vale do Silício com balanço positivo e novas perspectivas de cooperação global

Missão reuniu líderes educacionais brasileiros em uma jornada por universidades e empresas que moldam o futuro da inovação e da aprendizagem

Delegação Internacional da ABMES visita a San Francisco State University

Terceiro dia da missão destaca ensino público inovador, programas técnicos e internacionalização acadêmica

Delegação Internacional da ABMES visita Google e Microsoft e debate impacto da inteligência artificial na aprendizagem

A programação segue até sábado, com visitas a universidades de referência, como Stanford, e big techs como a AWS (Amazon)

Delegação Internacional da ABMES encerra primeiro dia de imersão com visita ao Minerva Project

Ben Nelson apresenta modelo disruptivo de ensino que forma “seres humanos extraordinários”

Delegação Internacional da ABMES inicia imersão no Vale do Silício com visitas à University of San Francisco e University of the Pacific

Primeiros compromissos da missão destacam inovação, diversidade e cooperação acadêmica entre Brasil e Estados Unidos

Delegação ABMES Internacional: almoço em vinícola marca a abertura da 7ª edição

Missão reúne lideranças da educação superior brasileira em imersão no Vale do Silício