A 7ª Delegação Internacional da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) concluiu, nesta sexta-feira (24), sua programação técnica no Vale do Silício (EUA), após dez dias de intensa imersão acadêmica e tecnológica. Com uma agenda que combinou visitas a universidades de ponta e gigantes da tecnologia, o grupo de mais de 60 reitores, mantenedores e gestores de 16 instituições particulares encerrou a Silicon Valley Experience com a certeza de que o ensino superior brasileiro está preparado para dialogar com os principais polos globais de inovação.
O último dia da missão foi marcado por visitas à Stanford University School of Medicine e ao Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, ambos no campus da Stanford University. Na área médica, os participantes conheceram projetos que integram ciência, tecnologia e saúde, com destaque para o uso de inteligência artificial e análise de dados em medicina personalizada. Já no Lemann Center, a delegação discutiu empreendedorismo educacional, formação docente e equidade no aprendizado, além de oportunidades de parcerias entre instituições brasileiras e norte-americanas.
“Encerramos esta missão com a certeza de que a educação e a inovação caminham juntas. O que vimos aqui em Stanford e em todo o Vale do Silício reforça que o conhecimento, quando aliado à tecnologia e à colaboração, é capaz de transformar vidas, instituições e países”, afirmou o diretor-presidente da ABMES, Janguiê Diniz.
A programação também incluiu visitas ao Google, Microsoft, Amazon Web Services (AWS), University of San Francisco, University of the Pacific, Minerva Project e San Francisco State University. As atividades abordaram temas como inteligência artificial aplicada à educação, internacionalização acadêmica, metodologias ativas, formação técnica e o papel das EdTechs na transformação digital do ensino superior.
Ao longo da jornada, a delegação acompanhou demonstrações práticas de soluções com IA generativa, conheceu modelos de ensino baseados em experiências imersivas e dados aplicados à aprendizagem e participou de encontros voltados à formação de redes de cooperação internacional.
Com esta edição, a ABMES Internacional consolida-se como uma das mais relevantes plataformas de cooperação acadêmica e tecnológica da América Latina, fortalecendo o posicionamento do ensino superior brasileiro no cenário global e ampliando sua capacidade de inovação e competitividade.
Criado em 2016, o programa ABMES Internacional já promoveu missões em países como Rússia, Israel, China, Portugal, Canadá e Reino Unido, reunindo centenas de líderes educacionais em experiências de imersão, formação e intercâmbio institucional. Para 2026, estão previstas novas edições voltadas à educação digital, à inteligência artificial e à cooperação com polos emergentes de inovação educacional na Europa e na Ásia.





