Detalhe

Universidade assina Memorando de Entendimento com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

07/09/2017 | Por: SPBUME | 3577

Uma delegação de reitores universitários do Brasil, liderada pelo presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sr. José Janguiê Bezerra Diniz, visitou a Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia (SPBUME). A delegação brasileira também incluiu membros do parlamento da República Federal do Brasil e jornalistas.

Esta é a primeira visita de uma delegação com tanto peso à Rússia. O Brasil é um país membro dos BRICS, então o encontro com a comunidade universitária deste Estado tem um caráter ressonante. Com o objetivo de conhecer o sistema de educação russa, estabelecer contatos comerciais e desenvolvimento de cooperação entre as universidades dos dois países, a delegação visitou os dois maiores centros educacionais de nosso país - Moscou e São Petersburgo. Na capital, foram realizados eventos conjuntos com representantes da Duma do Estado e do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa, encontros nas principais universidades: MSU, SkolTech, RUDN, NES, RosNou, MUM etc.

As perspectivas da educação russa e brasileira, incluindo o ensino privado, suas semelhanças e diferenças, oportunidades de cooperação entre os dois países nesta área, ferramentas para monitorar e projetar a qualidade da educação em instituições de ensino superior para aumentar sua competitividade foram discutidas na Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia. A reunião contou com a presença de representantes de instituições científicas, universidades de São Petersburgo e da Associação de Institutos Não Governamentais de Ensino Superior da Rússia, liderados pelo presidente da ANVUZ, V. Zernov.

O discurso de boas-vindas foi feito pelo reitor de SPBUME, que expressou a esperança de que a reunião não seja apenas lembrada por uma comunicação interessante, mas também traga resultados práticos.

O Sr. José Janguiê Bezerra Diniz falou sobre as atividades da Associação e do estado da educação superior brasileira. “Em 1996, um programa de apoio a universidades privadas foi aprovado no Brasil, graças ao qual foram abertas mais de 2.000 novas instituições educacionais”, disse o presidente da Associação. “Agora, mais de 70% dos alunos brasileiros estudam em universidades privadas, que representam 80% das instituições do país. As áreas mais populares de formação são Direito, Administração, Engenharia Civil. Também são populares os cursos de Medicina, Pedagogia e RH”.

Na reunião foi feita uma apresentação da Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia. O chefe do departamento internacional, K.A. Nagornaya, compartilhou sua experiência na implementação de projetos internacionais. Os visitantes da América do Sul também estavam interessados na experiência da universidade no ensino a distância e na presença de instituições parceiras no Brasil.

O lado brasileiro apresentou duas de suas universidades: Focca e UNA, detalhando suas atividades.

A reunião resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que envolve o estabelecimento de contatos diretos com as universidades brasileiras.

O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, o Sr. José Janguiê Bezerra Diniz, recebeu a condecoração da Ordem ao Mérito em 2º Grau.

Também foi realizada uma excursão pela universidade, onde foram apresentados mais detalhes sobre a história da instituição com os quais os visitantes puderam se familiarizar ao visitar o museu da universidade.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES e universidade russa assinam parceria para cooperação internacional

A ABMES recebeu a visita de delegação da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN) com o objetivo de firmar termo de cooperação que abre as portas para associados da ABMES desenvolverem projetos de internacionalização com a instituição russa.

A iniciativa é fruto da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience. Confira como foi o encontro no vídeo.

TV BRICS - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela TV BRICS sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience às cidades de Moscou e São Petersburgo no período de 1º a 10 de setembro de 2017.
 
 
 

Notícias

ABMES e universidade russa assinam parceria para cooperação internacional

Assinatura do convênio é resultado da 1ª Delegação ABMES Internacional, que visitou a Rússia entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017

Instituições de educação superior do Brasil assinam convênio com a Universidade Russa da Amizade entre os Povos (RUDN)

O teor do convênio foi discutido no início de setembro, durante visita de delegação brasileira à Rússia, liderada pela ABMES

Delegação da ABMES à Rússia estabelece um novo marco histórico

Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro

Delegação da ABMES cumpre sua última visita na Rússia: Higher School of Economics

O diretor do campus, Sergey Kadochnikov, e coordenadores de diversos cursos receberam a diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Em São Petersburgo, UMTE assina convênio com a ABMES

A assinatura encerrou a programação em 7 de setembro, o quarto dia de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Rússia Experience

Rússia-Brasil

A reunião contou com a presença de representantes da Embaixada do Brasil em Moscou e da National Training Foundation

Diretor presidente da ABMES é condecorado durante visita universidade russa

O gesto ocorreu no dia 7 de setembro, o quarto da agenda de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience

MSPI em reunião de reitores de universidades privadas do Brasil (ABMES) e Rússia (ANVUZ)

O primeiro dia do encontro com reitores de universidades privadas dos dois países foi realizado na Universidade Internacional de Moscou

RUDN recebe delegação de universidades particulares do Brasil

A visita foi organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)