PAINEL ABMES - Pronatec: possibilidades, limites e perspectivas

| Categoria: ABMES

ACOMPANHE AO VIVO NO DIA 3 DE JUNHO PELA ABMES TV - www.abmes.tv.br

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já beneficiou cerca de 4,6 milhões de pessoas, em mais de 3.200 cidades e munícipios de todo o Brasil. A meta de investimento do governo no programa, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é de R$14 bilhões até o final de 2014, para chegar à marca de 8 milhões de alunos matriculados em cursos técnicos profissionalizantes.

O Pronatec se desenvolve sobre três formas de oferta – ensino técnico para estudantes do Ensino Médio; qualificação profissional para jovens e adultos que buscam a oportunidade de melhorar sua formação; e cursos de capacitação para o público do programa Brasil Sem Miséria.

Tendo em vista o contexto, a experiência vivida pelas instituições de ensino superior particulares, as novas orientações do MEC para o desenvolvimento do Pronatec e para o processo avaliativo, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) fará realizar o seminário “Pronatec: possibilidades, limites e perspectivas” para atender os seguintes objetivos:

* Traçar um retrato sem retoques da experiência vivida pelas instituições de ensino superior que aderiram ao Programa em 2013/2014 com destaque para os seguintes aspectos: possibilidades e dificuldades, perfil do aluno, parcerias;

* Informar-se sobre: número de pessoas beneficiadas;  meta de investimento do Governo para 2014; iniciativas para fomentar o mercado – Bolsa-Formação; Fies Técnico e Fies Empresa e Brasil Profissionalizado;

* Contribuir com subsídios para a construção do instrumento de avaliação externa dos cursos do Pronatec.

Participantes

*Gabriel Mario Rodrigues – Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

*Marcelo Machado Feres – Diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC)

*Décio Corrêa Lima – Diretor de Expansão do Grupo Ser Educacional

*Paulo de Tarso Pires de Moraes – Diretor Geral de Pós-graduação e Cursos Técnicos da Kroton Educacional

Para acompanhar a transmissão do programa, basta fazer um cadastro prévio na ABMES TV (www.abmes.tv.br) e acessar o canal pela internet no dia 3 de junho, terça-feira. O Painel ABMES terá início às 10h e segue até as 11h45. Os internautas poderão enviar perguntas para serem debatidas ao vivo pelos participantes. Para isso, precisam encaminhar os comentários até o dia do evento para o e-mail imprensa@abmes.org.br ou registrar diretamente no site do programa durante a transmissão.






Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Painel ABMES - possibilidades, limites e perspectivas

Data:03/06/2014

Descrição:A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior realizou, no dia 3 de junho, com transmissão ao vivo pela ABMES TV, o primeiro PAINEL ABMES. O programa tratou sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego: Pronatec.

Download

Vídeos

Painel ABMES - possibilidades, limites e perspectivas

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior realizou, no dia 3 de junho, com transmissão ao vivo pela ABMES TV, o primeiro PAINEL ABMES. O programa tratou sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego: Pronatec.

Legislação

EDITAL SISUTEC Nº 2, DE 30 DE MAIO DE 2014

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, no uso da atribuição que lhe confere o art. 13, Anexo I, do Decreto n° 7.690, de 02 de março de 2012, e considerando o disposto no inciso III, art. 6º-D, da Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011; na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012; na Portaria MEC nº 168, de 07 de março de 2013, alterada pela Portaria nº 1.007, de 9 de outubro de 2013 e pela Portaria nº 114, de 7 de fevereiro de 2014; na Portaria MEC nº 671, de 31 de julho de 2013; pela Portaria SETEC/MEC nº 01/2014, de 29 de janeiro de 2014, torna público o cronograma e demais procedimentos para a adesão ao Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica - SISUTEC em cursos técnicos subsequentes, para ingresso no segundo semestre de 2014.


Comentários