Detalhe

Presidente do PMDB Nacional é o primeiro a receber contribuições da ABMES para eleições 2014

13/03/2014 | Por: ABMES | 1164

Foto: Lindomar Gomes

Membros da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) entregaram, na manhã desta quarta-feira (12/3), ao presidente do PMDB Nacional, senador Valdir Raupp, o documento Eleições 2014 - Propostas para a Educação Superior. O encontro foi o primeiro de uma série com candidatos à Presidência da República e principais partidos do País, visando sugerir políticas públicas para o desenvolvimento da educação superior. Estiveram presentes os vice-presidentes da Associação, Carmen Luiza da Silva e Getúlio Américo Moreira Lopes e os diretores Antonio Carbonari Netto, Fabrício Vasconcellos Soares e Sólon Hormidas Caldas.

A iniciativa já se tornou tradição desde a fundação da ABMES, em 1982. A cada quatro anos, quando ocorrem as eleições presidenciais, técnicos e pesquisadores da entidade apresentam um conjunto de desafios e propostas como subsídios à elaboração dos programas de governo, na área do Ensino Superior.

O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, recebeu a comitiva da ABMES e agradeceu a contribuição do setor privado. "É louvável que as mantenedoras tenham essa grandeza de enxergar a importância da educação como um todo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil", afirmou, emendando que irá encaminhar o documento aos demais membros da Direção Nacional do partido.

Para a vice-presidente da ABMES, Carmen Luiza da Silva, "em pleno século XXI, não se pode mais dividir educação entre pública ou particular. Todos devem estar unidos para propor ideias e políticas que elevem a educação como um todo, com objetivo único: ampliar os índices sociais de nossa população". 

Carbonari finalizou o encontro lembrando o papel histórico da entidade e sua ansiedade em ver cumpridos os princípios constitucionais referentes à livre iniciativa, à liberdade de ensino, à educação como direito de todos e à autonomia universitária. "São cláusulas inquestionáveis para qualquer proposta de políticas públicas para a educação superior, além de serem consideradas estratégicas para as ações governamentais necessárias ao diálogo e à cooperação entre o Ministério da Educação e o setor privado".

Concluídas as visitas aos candidatos e presidentes de partidos, a ABMES pretende organizar debates entre os representantes das campanhas e seus associados, com o objetivo de aprofundar as propostas para a área de educação.


Conteúdo Relacionado

Eventos

Eleições 2014 – debate sobre as políticas públicas para a educação superior

A ABMES irá promover no dia 2 de setembro, em sua sede, um debate para apresentação de propostas do setor privado e dos candidatos à Presidência da República. O evento será exclusivo para participação de associados. Demais interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pela ABMES TV, a partir das 19h.

02/09/2014

Hora:18h (credenciamento) a 22h

Seminário ABMES: Eleições presidenciais - análise e discussão dos programas de educação

Dando continuidade às ações que a ABMES vem promovendo em razão das eleições, será realizado no dia 7 de outubro o seminário com o objetivo de ouvir as análises de especialistas nas áreas de ciência política e educacional o sobre o futuro que anteveem para o país nos diferentes setores, com enfoque na educação. O evento é gratuito, com vagas limitadas.

07/10/2014

Hora:Das 9h (credenciamento) às 12h30

Notícias

PDT se reúne com membros da ABMES para apresentação de propostas para o ensino superior

Durante o encontro, foi apresentado um diagnóstico do ensino superior particular no país e entregue o documento de trabalho da instituição, Eleições 2014 – Propostas para a Educação Superior, que projeta as necessidades do setor, bem como reúne sugestões para a melhoria do cenário educacional no Brasil

Vice-presidente do PSB entregará contribuições da ABMES ao candidato à Presidência, Eduardo Campos

A iniciativa já se tornou tradição desde a fundação da ABMES, em 1982. A cada quatro anos, quando ocorrem as eleições presidenciais, técnicos e pesquisadores da entidade apresentam um conjunto de desafios e propostas como subsídios à elaboração dos programas de governo na área do ensino superior

Editora

Perspectivas do Desenvolvimento da Educação Superior e a contribuição do Setor Privado

Durante uma das reuniões iniciais do projeto “Eleições 2014: propostas para a educação superior”, um dos participantes lançou a questão: “Quais são as três principais reivindicações do setorprivado?” Após discussões, houve unanimidade nas indicações: a) representatividade e participação no sistema federal de ensino; b) celeridade na tramitação dos processos de regulação e supervisão de cursos e instituições; e c) aprimoramento dos critérios,mecanismos e procedimentos de avaliação da educação superior. Desde então, tais reivindicações passaram a constituiros eixos orientadores deste trabalho.