Detalhe

MEC abre prazo para admissão de processos regulatórios

05/09/2016 | Por: ABMES | 4397

Está aberto o período de protocolo para admissão de processos regulatórios no e-MEC, o sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior. O Calendário 2016 para expedição de atos foi estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) na Portaria Normativa nº 1, publicada em 4 de janeiro deste ano.

Na modalidade de ensino presencial, os interessados têm até 15 de outubro para solicitar o reconhecimento de curso e o credenciamento de Instituição de Ensino Superior (IES), credenciamento como Centro Universitário, credenciamento de campus fora de sede e autorização de curso em processo vinculado a credenciamento de IES.

Já na modalidade de ensino a distância, pode ser solicitado, até 15 de outubro, reconhecimento de curso; credenciamento de IES e autorização de curso em processo vinculado a credenciamento de IES e aditamento de credenciamento de polos de apoio presencial.

O pedido de autorização de curso em processo não vinculado a credenciamento de IES, tanto na oferta presencial quanto a distância, pode ser protocolado até 15 de setembro.

A possiblidade de ingresso de processos regulatórios no sistema e-MEC é possível apenas duas vezes ao ano.  Confira na Portaria Normativa nº 1/2016 todos os prazos e condicionalidades estabelecidos pelo MEC. Os processos de renovação de reconhecimento de cursos obedecerão ao fluxo estabelecido em norma própria, editada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior deste Ministério da Educação (Seres/MEC), tendo como referência o ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Calendário Anual de abertura do protocolo de ingresso de processos no e-MEC 2018

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final de 2017 o calendário para ingresso de processos regulatórios no e-MEC ao longo de 2018. Confira os principais prazos e fique atento para que sua instituição continue regular tanto na sua atuação quanto na oferta dos seus cursos superiores.

Legislação

PORTARIA NORMATIVA Nº 20, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino.


PORTARIA NORMATIVA Nº 23, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre o fluxo dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos.


DESPACHO SERES Nº 249, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Torna públicos os procedimentos e prazos para renovação de reconhecimento de cursos de graduação, tomando como referência os resultados do ciclo avaliativo - ano de 2016, conforme anexo deste Despacho.


PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 04 DE JANEIRO DE 2016

Estabelece o Calendário 2016 de abertura do protocolo de ingresso de processos regulatórios no sistema e-MEC.


DESPACHO Nº 99, DE 22 DE MAIO DE 2013

Dispõe sobre padrão decisório e procedimentos para os processos de reconhecimento de cursos na modalidade a distância.


Notícias

MEC autoriza a abertura de 59 cursos superiores no País

Portaria foi publicada pela pasta nesta segunda-feira no Diário Oficial; ministério diz que reconheceu 381 novos cursos somente no mês de junho

MEC acelera ritmo de processos de reconhecimento e autorização

A Seres tem trabalhado para antecipar publicações como as de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e autorização e renovação de reconhecimento de cursos de graduação

Manifesto de apoio à decisão do CNE que autoriza a criação de curso superior de tecnologia em serviços jurídicos

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FÓRUM) é composto pela ABMES; Abrafi; Anaceu; Anup; Semesp; Confenen; Fenep e Semerj

Coluna

Educação Superior Comentada | O padrão decisório para os processos regulatórios no âmbito do sistema federal de ensino

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa o padrão decisório para os processos regulatórios no âmbito do sistema federal de ensino. Para o especialista, MEC agiu de forma muito acertada ao tornar a medida pública, por meio da edição da Portaria Normativa n° 20/2017, pois ela assegura transparência, previsibilidade e impessoalidade na condução desses processos