Detalhe

Os efeitos das reformas governamentais na Educação Superior

01/06/2017 | Por: Linha Direta | 2695

As reformas trabalhista e da Previdência têm sido acompanhadas atentamente por lideranças de diversos setores da sociedade, o que inclui o da educação. Paralelamente a essas pautas, ainda é cogitada uma terceira reforma, a tributária. Esta, diferente das outras, que já têm um projeto de governo encaminhado, ainda se encontra em fase de discussões, mas também já desperta a atenção.

A Linha Direta traz nesta edição alguns dos principais pontos sobre as reformas que afetarão o setor educacional no País, especialmente o de nível superior. Confira!

REFORMA TRABALHISTA

Para o assessor especial da Presidência da República, Gastão Toledo, um dos problemas brasileiros mais graves é o gasto com a mão de obra, seja na área de serviço, seja na de indústria ou comércio. “O custo do trabalho é muito alto, embora o trabalhador ganhe salário muito baixo”, afirma. Em consonância com isso, no consultor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), José Roberto Covac, lembra que “muita coisa se modificou [nas relações de trabalho], mas a CLT permaneceu”.

Recentemente, o texto da reforma trabalhista foi aprovado pela Câmara dos Deputados, passando a tramitar no Senado Federal como Projeto de Lei (PLC) 38/2017. Se realizadas alterações no texto pelo Senado, a Câmara deve analisar essas modificações, aprovando- as ou não. Especialista em Relações Institucionais e Governamentais, Marcelo Moraes explica que os pleitos que ainda precisam ser atendidos devem ser realizados agora junto ao Senado, para que as alterações voltem a ser apreciadas pela Câmara.

Ele ainda destaca como pontos mais importantes da reforma as questões sindical e das ações trabalhistas. “Hoje, temos milhões de ações que custam bilhões à Justiça do Trabalho”, diz. Já no que se refere à contribuição sindical, o texto da reforma prevê que ela passe a ser optativa. Segundo Moraes, esse é um aspecto positivo, uma vez que “forçará os sindicatos a oferecerem uma boa prestação de serviços”. Covac também comenta a alteração. “Entendo que isso foi positivo. Temos mais de 15 mil sindicatos no Brasil, imagine como o processo de negociação funciona”, afirma. O consultor jurídico também destaca como favorável a possibilidade de jornada intermitente.

De acordo com o texto do PLC 38/2017,considera-se intermitente o contrato de trabalho em que a prestação de serviço será executada com alternância entre períodos de atividade e inatividade, que devem ser determinados em horas, dias ou meses. Para o empregador, é obrigatória a comunicação ao empregado da convocação para o cumprimento de sua jornada com antecedência de pelo menos três dias. O período de inatividade não é considerado tempo à disposição do empregador, sendo o empregado remunerado proporcionalmente ao período trabalhado. Para o consultor jurídico, essa é uma mudança importante. Como exemplo, citou a contratação de um professor de pós-graduação nessa forma de trabalho. “Será tudo proporcional, e de certa forma isso regulariza a pós-graduação, que tem sido um grande problema.”

Covac ainda cita a liberação da terceirização de atividades-fim que, ao contrário das demais propostas, já foi sancionada pelo presidente da República. “Isso não é tão simples, principalmente na atividade docente. Mas já é um marco legal importante, inclusive para outras atividades como a debpós-graduação”, analisa.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

De acordo com a presidente da Câmara de Ensino Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, inicialmente, a preocupação quanto à reforma da Previdência era de que a medida poderia afetar as instituições filantrópicas de ensino. Embora não fizesse parte do texto da reforma, chegou-se a discutir a possibilidade de que fosse retirado das instituições educacionais esse benefício. “Dentro da Fenep, temos o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul [Sinepe/RS], que tem, em sua base, 80% das instituições como filantrópicas. Então, o Sinepe assumiu essa guerra. Dentro do Congresso, ele fez um movimento enorme. Foram realizadas várias audiências públicas, moções. Estamos conversando com senadores e deputados na busca de apoio para que não entre nesse relatório a questão da filantropia”, afirmou Amábile. Ela destacou que, no primeiro relatório da reforma, não houve citação à proposição de término da filantropia para as instituições.

Já Moraes lembrou que os professores terão regras especiais para a aposentadoria, mas a medida só valerá para os docentes da Educação Básica. Ainda segundo análise do especialista, talvez o governo ainda tenha que realizar mais algum ajuste no texto da reforma antes da votação em Plenário. Segundo ele, baseado no número de votos favoráveis à reforma trabalhista em sua primeira fase na Câmara dos Deputados, o governo poderá ter dificuldade para chegar aos 308 votos obrigatórios para aprovação da reforma previdenciária.

REFORMA TRIBUTÁRIA

No que se refere à reforma tributária, Covac enfatiza que ainda não há um texto concreto, mas uma série de intenções. Entre elas, a possibilidade de alteração no PIS/Cofins. A proposta prevê a unificação dos dois impostos, o que pode acarretar aumento da carga tributária para setores como o de serviços. Com a medida, áreas como a da educação podem ter sua carga tributária referente ao PIS/Cofins alteradas de 3,65% para 9,25%. Do imposto, poderão ser abatidos os tributos gerados a partir do input de produção. Contudo, no setor educacional, esses créditos são muito baixos, uma vez que o maior insumo é a folha de pagamento. “O que isso significa? Aumento de mensalidade e toda uma reengenharia que poderá prejudicar a qualidade de ensino”, alerta o consultor jurídico.

Na avaliação de Covac, a reestruturação traz prejuízo para a área. “O posicionamento do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular em relação a isso será obviamente contrário. É preciso dar um tratamento diferenciado para um setor que é prioritário para a nação”, afirma. Nessa direção, Amábile também lembra que estratégias de combate ao aumento do PIS/Confins pelas entidades que compõem o Fórum começaram desde meados de 2015.

Por sua vez, Gastão Toledo considerou que, atualmente, existe no governo o desejo de que a reforma tributária se concretize. O assessor mencionou a existência de um estudo na Secretaria da Receita Federal para a alteração datributação do PIS/Cofins e reconheceu que as mudanças podem ser mais favoráveis para algumas áreas do que para outras. “Para alguns serviços, isso pode ser muito interessante. Para outros, nem tanto, porque não há o que creditar”, disse. Contudo, destacou que o documento está em fase de elaboração e que ainda passará pela Presidência da República para exame. “Certamente esses aspectos serão pontuados e, se for o caso, contestados junto à Receita Federal, porque alguns setores certamente irão pagar mais PIS/Cofins”, assegurou. Segundo ele, “na educação, como é o caso de vários outros segmentos, é preciso ter a devida atenção para se ver até que ponto a mudança na tributação poderá afetar o setor”.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Os efeitos das reformas estruturais do governo na educação superior brasileira (Amábile e Covac)

Data:10/05/2017

Descrição:

Áudio de Amábile Pacios e José Roberto Covac sobre Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira.

Download

Áudio: Os efeitos das reformas estruturais do governo na educação superior brasileira (Marcelo Moraes)

Data:10/05/2017

Descrição:

Áudio de Marcelo Moraes sobre Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira.

Download

Áudio: Os efeitos das reformas estruturais do governo na educação superior brasileira (Gastão Toledo)

Data:10/05/2017

Descrição:

Áudio de Gastão Toledo sobre Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira.

Download

Áudio: Os efeitos das reformas estruturais do governo na educação superior brasileira (Debate)

Data:10/05/2017

Descrição:

Áudio do Debate sobre Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira.

Download

Áudio: Mobilização nacional contra a reforma do Pis/Cofins (Debate)

Data:23/08/2017

Descrição:

Áudio do debate sobre a Reforma nacional contra a reforma do Pis/Cofins.

Download

Áudio: Mobilização nacional contra a reforma do Pis/Cofins (Luiz Carlos Hauly)

Data:23/08/2017

Descrição:

Áudio de Luiz Carlos Hauly, Deputado Federal, sobre a Reforma nacional contra a reforma do Pis/Cofins.

Download

Vídeos

Mobilização nacional contra a reforma do Pis/Cofins (Matéria)

Articulação promovida pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FÓRUM) resultou no encontro realizado hoje (23), em Brasília/DF, que reuniu lideranças do setor de Serviços e parlamentares, entre eles o relator da Reforma Tributária, dep. Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Mobilização nacional contra a reforma do Pis/Cofins (Debate)

Articulação promovida pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FÓRUM) resultou no encontro realizado hoje (23), em Brasília/DF, que reuniu lideranças do setor de Serviços e parlamentares, entre eles o relator da Reforma Tributária, dep. Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira (Matéria)

Debate sobre o seminário: Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira.

Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira (Entrevista Gastão Toledo)

Entrevista com o Assessor Especial da Presidência da República, Gastão Toledo, durante o seminário Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira. O seminário foi realizado em Brasília/DF, em 9 de maio.

Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira (Entrevista Amábile Pacios)

Entrevista com a diretora da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), Amábile Pacios, durante o seminário Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira. O seminário foi realizado em Brasília/DF, em 9 de maio.

Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira (Entrevista Janguiê Diniz)

Entrevista com o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, durante o seminário Os Efeitos das Reformas Estruturais do Governo na Educação Superior Brasileira. O seminário foi realizado em Brasília/DF, em 9 de maio.

Notícias

Mobilização contra o aumento do PIS/COFINS

A aprovação de uma reforma mais abrangente do PIS/COFINS poderia ainda anular os esforços bem-sucedidos de combate à inflação, considerando seus reflexos no aumento de preços de produtos e serviços essenciais

Reforma Trabalhista e os reflexos para as IES é tema do próximo Seminário ABMES

Evento apresentará as mudanças trazidas pela reforma e debaterá seus impactos e oportunidades para o setor de educação particular

Empresários do setor de Serviços apresentam propostas contra reforma do PIS/Cofins

Em encontro com parlamentares, lideranças empresariais destacaram o impacto negativo que a Reforma Tributária em andamento causaria ao setor, com aumento de mais de 5% na carga tributária

Lideranças do setor de Serviços debatem a Reforma Tributária com o relator, dep. Luiz Carlos Hauly

Evento será transmitido ao vivo pela ABMES TV e contará com a participação de outros três parlamentares

Reforma trabalhista já afeta a faculdade

Estudantes que ainda nem se formaram têm de se atualizar com as mudanças na CLT

Para além das fronteiras

Internacionalização é foco da ABMES com o lançamento da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience

Novos horizontes para o ensino superior

CBESP 10 provoca mantenedores e gestores a construir no agora a educação do futuro

Avaliação da Educação Superior

Revista Linha Direta: Análise do MEC mostra limitações em indicadores de qualidade

Novas diretrizes para o curso de direito

Propostas foram apresentadas em encontro organizado pela ABMES

Setor particular da educação superior destaca união de esforços diante das reformas estruturais do governo

Seminário realizado pela ABMES debateu a atuação do setor diante das medidas que devem impactar estrutura e atividades das IES

O reconhecimento da informação

Premição valoriza a imprensa no incentivo à temática da educação brasileira na mídia

Quem são os egressos do Ensino Superior ?

Novo estudo realizado pela ABMES em parceria com a Educa Insights traz análise macro da realidade da Educação Superior Brasileira

Celebrando consquitas

Em dia de confraternização, ABMES e Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular falaram sobre ações estratégicas para o avanço da educação no País

ABMES: Atitudes a favor da Educação Superior

Em entrevista à Linha Direta, o presidente da ABMES e secretário- executivo do Fórum, Janguiê Diniz, comentou sobre a nova sede e fez um balanço sobre as atividades da Associação ao longo de 2016

Alívio para para o ensino superior

Em entrevista à Linha Direta, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, comentou sobre a aprovação Projeto de Lei garante que recursos da União cheguem ao Fies