Detalhe

Universidades privadas na Rússia e no Brasil concordaram em cooperação

08/09/2017 | Por: Moskva | 3442
Moskva

Em 06 de setembro de 2017, em Moscou, Rússia, a Associação das Universidades Privadas da Rússia (ANVUZ) e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) assinaram um Memorando de Entendimento.

Do lado russo o memorando foi assinado pelo presidente do conselheiro da ANVUZ e reitor da Russian New University (RosNOU), Vladimir Zernov. Do lado brasileiro, pelo presidente da ABMES, José Janguiê Bezerra Diniz.

A Associação manifestou sua disponibilidade para participar de projetos conjuntos de pesquisa, realizar pesquisas, informação e intercâmbio acadêmico, cooperar em bolsas de pesquisa, na organização de conferências, seminários e cursos de formação, além de participar conjuntamente em outras atividades.

A assinatura do memorando aconteceu no âmbito da visita à Rússia da delegação brasileira conduzida pela ABMES, que incluiu chefes e funcionários de instituições de ensino superior privadas, incluindo 13 proprietários de 80 universidades brasileiras que totalizam cerca de 300.000 alunos.

Os delegados brasileiros se reuniram com os chefes e reitores de instituições de ensino superior russas, membros da ANVUZ, e visitaram a Universidade Internacional em Moscou (MUM), a RosNOU, a SkolTech, a Universidade da Amizade dos Povos, a Biblioteca Lenin e a Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia (SPBUME).

Também foram realizadas reuniões com o chefe do Serviço Federal de Supervisão em Educação e Ciência (Rosobrnadzor), Sergey Kravtsov, e o presidente do Comitê de Estado de Educação e Ciência da Duma, Vyacheslavom Nikonovym.

"Nossos países têm muito a aprender uns com os outros", disse Oleg Smolin, primeiro vice-presidente do Comitê de Educação e Ciência da Duma. “Entre as coisas que nos unem: a verdadeira qualidade da educação em nossas universidades é muito maior do que a mostrada por várias classificações internacionais. Observamos cuidadosamente a experiência do Brasil e espero que encontremos os pontos de contato com nossos colegas brasileiros. Temos um interesse comum que é o interesse em uma boa educação e, parafraseando um ditado bem conhecido, não há muita educação boa”.

Também durante a visita, José Diniz e Vladimir Zernov assinaram um memorando de entendimento entre a Russian New University (RosNOU) e o grupo educacional Ser Educacional, existente em 12 estados brasileiros e reunindo 151.000 alunos.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

RUDN - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela Peoples´ Friendship University of Russia (RUDN) sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience no período de 1º a 10 de setembro de 2017.

TV BRICS - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela TV BRICS sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience às cidades de Moscou e São Petersburgo no período de 1º a 10 de setembro de 2017.
 
 
 

Notícias

Troca de experiências

Com foco na internacionalização, ABMES fecha acordos com instituições para o desenvolvimento da Educação Superior particular brasileira

Delegação da ABMES à Rússia estabelece um novo marco histórico

Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro

Delegação da ABMES cumpre sua última visita na Rússia: Higher School of Economics

O diretor do campus, Sergey Kadochnikov, e coordenadores de diversos cursos receberam a diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Em São Petersburgo, UMTE assina convênio com a ABMES

A assinatura encerrou a programação em 7 de setembro, o quarto dia de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Rússia Experience

Diretor presidente da ABMES é condecorado durante visita universidade russa

O gesto ocorreu no dia 7 de setembro, o quarto da agenda de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience

MSPI em reunião de reitores de universidades privadas do Brasil (ABMES) e Rússia (ANVUZ)

O primeiro dia do encontro com reitores de universidades privadas dos dois países foi realizado na Universidade Internacional de Moscou

RUDN recebe delegação de universidades particulares do Brasil

A visita foi organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

ABMES e Universidade Russa da Amizade entre os Povos, com o mais avançado programa de internacionalização do país, assinarão convênio no Brasil

Intenção é viabilizar a dupla diplomação em mestrados feitos em instituições associadas à Associação