No último mês, cerca de 900 Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País aderiram à 13ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), realizando mais de 2 milhões de atendimentos à população das comunidades locais. A forte atuação das unidades de ensino mostra o quanto são importantes para o desenvolvimento social das regiões onde estão inseridas. Foram registradas mais de 9,4 mil atividades gratuitas à população em diversas áreas, como educação, saúde, cultura, lazer, desposto, meio ambiente e assistência jurídica. Desde a criação da Campanha, em 2005, já foram prestados quase 15 milhões atendimentos à comunidade.
A iniciativa, realizada todos os anos, tem o intuito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES em múltiplas áreas, direcionadas para sociedade. Estudantes, professores, técnicos e voluntários estiveram envolvidos nas ações da Campanha, inspirados pelos princípios de solidariedade e cidadania. Cada instituição tem autonomia para definir a programação de atividades, bem como o local de realização do evento.
Ao longo de 13 anos, a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular acumula números impressionantes e a cada edição, aumentam as adesões das IES em todo o País. Em toda a história do projeto, foram realizados mais de 14,8 milhões de atendimentos à população, por meio de 81.662 atividades. Neste ano, estiveram envolvidos quase 24 mil professores, mais de 374 mil alunos, além de 15 mil técnicos.
Concurso Silvio Tendler de Vídeos - XI Edição - Encerrada a 13ª edição da, as IES que aderiram à iniciativa partem agora para o Concurso Silvio Tendler de Vídeos, cujas inscrições estão abertas. Com o objetivo de estimular o registro das ações promovidas por cada uma das instituições e ampliar a divulgação das práticas realizadas,o concurso oferece quatro prêmios de R$ 2,5 mil cada, nas seguintes categorias: Documentário; Cobertura Jornalística; Vídeo Institucional; e Videoclipe.
Mais sobre o projeto – A Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular foi criada em 2005 com o propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmicos privado e público com a comunidade geral. Inicialmente, as ações eram realizadas em um só dia, porém, desde 2014, a programação foi estendidapara uma semana.
O ponto alto do projeto já reuniu em uma semana de atendimentos mais de 1,3 milhão de pessoas em todo país, entre professores, alunos, técnicos e voluntários, durante a Campanha. O resultado tem sido positivo: ao todo, foram mais de 2.000 instituições que aderiram à Campanha, entre 2005 e 2016, mostrando que exercem seu papel social.
A adesão ao projeto é gratuita e podem se inscrever instituições particulares de educação superior – associadas ou não à ABMES –, bem como as públicas e aquelas vinculadas ao Sistema “S” (conjunto de instituições de interesse de categorias profissionais, como Sesi, Senai e Sesc). Voluntários e empresas também podem agregar como parceiros das unidades educacionais.
Números da 13ª da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular:
Instituições que aderiram à Campanha: 901
Total de atividades e ações realizadas: 9.418
Visitantes: 1.218.966
Atendimentos: 2.034.546
Alunos: 374.608
Professores: 23.911
Técnicos: 15.149