Detalhe

Inep promove Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior em 30 e 31 de outubro

19/10/2017 | Por: Inep | 3255

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove o Seminário Internacional “Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas”, no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF). O evento científico faz parte de um ciclo de três seminários internacionais em comemoração aos 80 anos de fundação da autarquia. Durante dois dias, 500 participantes convidados, dentre eles servidores do Inep, pesquisadores nacionais e internacionais, associações e gestores públicos e privados da área vão debater os desafios para a Avaliação da Educação Superior, que no Brasil é conduzida pelo Inep.

O objetivo do seminário é proporcionar uma reflexão crítica sobre a Avaliação da Educação Superior em suas diferentes frentes: as avaliações in loco de Cursos de graduação e Instituições de Educação Superior (IES), o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. “A proposta é revisar, analisar, olhar para nossas práticas e para tudo o que o Inep fez até hoje em Avaliação da Educação Superior. Queremos o aprimoramento do nosso trabalho. Há uma grande disposição de nossas equipes para a evolução do trabalho que desempenhamos e para isso queremos ouvir a comunidade acadêmica”, afirma Maria Inês Fini, presidente do Inep.

A presença de pesquisadores e agentes da Educação Superior no debate é de extrema importância para apontar novas reflexões e caminhos, agregando mais valores e eficiência às atribuições do Inep e suas responsabilidades frente às tratativas que envolvem esse segmento educacional em nosso país. “Durante dois dias, vamos apresentar e debater os processos desenvolvidos, as práticas adotadas, seus ganhos e potencialidades e, frente à apresentação de experiências internacionais, buscar a promoção de ajustes facilitadores e eficientes para a melhoria da qualidade da Educação Superior no país”, defende Mariângela Abrão, diretora de Avaliação da Educação Superior.

O Seminário Internacional “Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas” é uma realização do Inep, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Inep 80 anos – O projeto Inep 80 Anos é um convite para conhecer, recordar e pensar o Inep e suas principais contribuições à educação brasileira. Iniciado em setembro de 2016, propõe transformar as comemorações dos 80 anos de existência do Inep em um conjunto de iniciativas de valorização da memória e de reflexões sobre o presente e o futuro da educação brasileira. Destaque no calendário comemorativo do projeto, um ciclo de três Seminários Internacionais celebram duas datas significativas para o Instituto – os 80 anos de sua fundação e os 20 anos de atuação como Autarquia Federal.

Sinaes – Formado por três componentes principais – a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) avalia o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações. Seu objetivo é verificar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta; além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

Clique aqui para acessar o hotsite do seminário


Conteúdo Relacionado

Notícias

ABMES apresenta análise sobre Avaliação da Educação Superior em Seminário Internacional do Inep

Na ocasião, o diretor presidente Janguiê Diniz reforçou a contribuição da entidade e propostas apresentadas para o aprimoramento do processo de Avaliação da Educação Superior no Brasil

Seminário internacional discute avaliação de cursos e instituições

Outros destaques da programação são as mesas redondas Avaliação em larga escala na educação superior no Brasil

Análise do diretor presidente da ABMES sobre o papel do Enade

O tema será abordado durante o seminário do Inep, em Brasília/DF. Diniz participará de Mesa Redonda 4 - O papel do Enade e dos Indicadores na Indução da Qualidade na Educação Superior