No momento em que o país debate a reformulação dos seus instrumentos de avaliação da educação superior e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza o Seminário Internacional Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas, o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, faz uma ampla análise sobre o papel do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) e dos demais indicadores na indução da qualidade na educação superior sob a ótica do ensino superior privado.
De acordo com Diniz, avaliar é fundamental para induzir a qualidade da educação ofertada. Entretanto, é preciso assegurar, nos processos e procedimentos avaliativos, os princípios e as diretrizes do Sinaes que trazem a essência da qualidade, tais como: responsabilidade social; reconhecimento da diversidade do Sistema de Educação Superior; respeito à identidade, à missão e à história das instituições; globalidade; continuidade; compromisso formativo; publicidade e participação.
O diretor presidente da ABMES também destaca alguns pontos positivos em relação ao papel do Enade e dos indicadores, além de apontar aspectos negacitos e sugestões a serem consideradas nesta nova fase da educação superior, objetivando o aprimoramento da avaliação na ampliação da indução da qualidade.
O tema será abordado por ele amanhã (31) durante o seminário do Inep, em Brasília/DF. Diniz participará de Mesa Redonda 4 - O papel do Enade e dos Indicadores na Indução da Qualidade na Educação Superior ao lado de Paulo Barone (secretário da Educação Superior - SESu/MEC) e Henrique Sartori (secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior - Seres/MEC).
Acesse a íntegra do documento.