Detalhe

Seminário internacional discute avaliação de cursos e instituições

30/10/2017 | Por: Ministério da Educação | 2240

A avaliação da educação superior é tema de seminário internacional promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, nesta segunda e terça-feira, 30 e 31. A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, participou da abertura do evento ao lado da presidente do Inep, Maria Inês Fini.

Na cerimônia, Maria Helena destacou a importância de se promover uma atualização da educação superior brasileira, aumentando a qualidade do ensino e dando respostas mais atuais às demandas da sociedade contemporânea. “A educação superior no Brasil não está mudando do ponto de vista substantivo. Está crescendo, mas não tem dado a devida atenção às novas abordagens e metodologias pedagógicas que estão presentes nas grandes reformas universitárias do mundo”, disse, ao comparar com países como Alemanha, França e Portugal. “É preciso mudar, se renovar”, apontou.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, que fez a abertura do evento ao lado da secretária executiva do MEC e da diretora de avaliação da educação superior do Inep, Mariângela Abrão, destacou o objetivo do seminário de promover uma reflexão sobre os processos de avaliação do Inep, aproveitando a experiência desenvolvida. “Com a contribuição da comunidade acadêmica, estamos em busca do aprimoramento dos procedimentos, instrumentos e parcerias”, destacou.

Mariângela Abrão, à frente da equipe que conduz a avaliação da educação superior no Brasil destacou o enorme senso de responsabilidade da Daes com os convidados que compareceram para o espaço de reflexão propiciado com o seminário. “Muitos passos já foram dados, mas estamos aqui para obter mais subsídios para nosso trabalho. E também para expressar nosso compromisso com uma agenda propositiva e sustentável de melhorias”, defendeu.

Programação – O Seminário Internacional Avaliação da Educação Superior: Características e Perspectivas é um dos três seminários que serão realizados em comemoração aos 80 anos de fundação do Inep. Mais de 500 convidados estão reunidos no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, para fazer uma reflexão crítica sobre o tema, em suas diferentes frentes: as avaliações in loco de cursos de graduação e instituições de educação superior, o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) e os indicadores de qualidade da educação superior.

Nesta terça-feira, 31, às 9h, será realizada mais uma conferência internacional. Thomas Weko, analista sênior na divisão de aconselhamento e implementação de políticas educativas do Diretório de Educação e Competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) falará sobre Medidas de Qualidade no Ensino Superior: Qual o papel de avaliações de estudantes em países da OCDE?

Outros destaques da programação são as mesas redondas Avaliação em larga escala na educação superior no Brasil: óticas contemporâneas e novos caminhos; O papel do Enade e dos indicadores na indução da qualidade na educação superior, e Perspectivas sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasileira.


Conteúdo Relacionado

Notícias

ABMES apresenta análise sobre Avaliação da Educação Superior em Seminário Internacional do Inep

Na ocasião, o diretor presidente Janguiê Diniz reforçou a contribuição da entidade e propostas apresentadas para o aprimoramento do processo de Avaliação da Educação Superior no Brasil

Análise do diretor presidente da ABMES sobre o papel do Enade

O tema será abordado durante o seminário do Inep, em Brasília/DF. Diniz participará de Mesa Redonda 4 - O papel do Enade e dos Indicadores na Indução da Qualidade na Educação Superior

Inep promove Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior em 30 e 31 de outubro

O evento científico faz parte de um ciclo de três seminários internacionais em comemoração aos 80 anos de fundação da autarquia