Melhorar a Educação Superior no País. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) reiterou este ano a sua missão, realizando diversas ações junto ao governo e às entidades mantenedoras associadas. Em 2017, mais do que contabilizar as atividades, a Associação celebrou os 35 anos de história em prol da educação brasileira.
Em agosto, uma grande festa reuniu associados e parceiros para comemorar as bodas de coral da ABMES. Uma série de eventos também marcou a data e reforçou, mais uma vez, a vocação da instituição em preparar seus associados para o futuro, tanto no aspecto político quanto no educacional. Este foi também o primeiro ano em que a Associação recebeu seus associados e parceiros na nova sede, em Brasília/DF, totalmente pensada para atender às necessidades dos mantenedores e da equipe.
PESQUISAS E CENÁRIO BRASILEIRO
As questões políticas sempre foram uma preocupação da ABMES, principalmente no que diz respeito às interferências no setor educacional. Ao longo do ano, a Associação envolveu os mantenedores nas principais pautas do País, realizando encontros com nomes do cenário político e enviando pareceres técnicos ao governo. Um dos assuntos tratados: os efeitos das reformas governamentais na Educação Superior – trabalhista, previdenciária e tributária. "A Educação Superior particular, como um dos setores mais regulados, vê com otimismo os avanços advindos da reforma trabalhista, essencialmente porque terá o condão de promover a dinamização das relações entre instituições e seus colaboradores", ressalta o assessor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra.
O auditório da ABMES foi palco de outros inúmeros debates, entre eles a nova regulamentação do EaD e o novo Fies. Nessas oportunidades, a Associação também reuniu representantes do Inep, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/ MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) para analisar junto ao setor particular de Ensino Superior, por exemplo, as propostas de mudanças nos indicadores de avaliação da qualidade vinculados ao Enade, bem como as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de direito e a reabertura do protocolo de autorização decurso no sistema e-MEC para as IES.
Entre as ações estratégicas da Associação está a elaboração de pesquisas. Destaque para o estudo Os egressos do Ensino Superior no Brasil, com análise macro da realidade da Educação Superior brasileira. O documento, divulgado no início do ano, considerou informações do Enade, do Censo da Educação Superior de 2015 e do IBGE para levantar o perfil dos formandos. O estudo apontou que finalizar o Ensino Superior traz real benefício ao estudante. Um desses ganhos, por exemplo, está relacionado à possibilidade de um melhor salário.
PRÊMIOS E PROJETOS
A comunicação e a informação são um dos pilares da ABMES. Nesse campo, a Associação desenvolve alguns trabalhos, como a produção de conteúdos jornalísticos e a manutenção do ABMES Blog, com publicação de artigos de especialistas de todo o País. A Associação conta também com uma TV online, a ABMES TV. Mais do que uma biblioteca de vídeos, a ferramenta é um canal de transmissões ao vivo dos eventos realizados pela instituição e das reuniões das Comissões de Educação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Um dos destaques da ABMES TV em 2017 foi a transmissão da décima edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), realizado em maio, em Gramado/RS. Este ano, a Associação intensificou suas ações em redes sociais (Facebook eYouTube), estreitando ainda mais sua relação com os mantenedores de todo o País.
Outro projeto é a ABMES Editora, responsável pela publicação de livros, relatórios, revistas e legislações atualizadas. Ainda em 2017, a Associação apresentou o Memorial comemorativo – ABMES 35 anos, um resgaste histórico da trajetória da instituição sob diversos olhares. “Esse memorial conduz um pouco da história da ABMES. A publicação está realmente retratando a Associação nesses 35 anos”, destaca Sólon Caldas, diretor-executivo da ABMES.
Mais do que informar, a ABMES se preocupa também em valorizar os trabalhos e ações desenvolvidas para e no setor educacional. A 13ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular bateu recorde de participação em todo o País, com 925 IES participantes e quase 10 mil atividades realizadas. Um dos desdobramentos da Campanha, que aconteceu em setembro, é o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social. Nele, as IES concorrem a R$ 10 mil em prêmios, distribuídos nas categorias institucional, cobertura jornalística, videoclipe e documentário. Outro destaque foi o lançamento do Prêmio ABMES de Jornalismo, contemplando nove trabalhos de profissionais nas categorias nacional e regional. Os ganhadores foram apresentados durante o jantar comemorativo de 35 anos da Associação, em agosto.
ABMES INTERNACIONAL
A proposta do projeto da ABMES Internacional é o desenvolvimento da cooperação com associações e universidades de outros países, visando a troca de experiências, organização de conferências internacionais e suporte aos associados na busca por parceiros. Como resultado da primeira delegação, realizada em setembro na Rússia, a ABMES fechou três acordos de cooperação internacional com instituições daquele país – a Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz), a Saint-Petersburg University of Management Technologies and Economics (UMTE) e a Universidade Russa da Amizade entre os Povos (RUDN), cuja vice-reitora esteve no Brasil em outubro para assinar com a ABMES o documento de parceria. Os acordos internacionais abordam o intercâmbio de informações, profissionais e estudantes e a viabilidade da dupla diplomação em mestrados realizados em instituições associadas à ABMES.
A cada ano, a Associação busca inovar mais, levando aos associados as melhores ações para o desenvolvimento da Educação Superior particular. “A ABMES continua escrevendo sua história com muito esforço e trabalho, ambos dignos de aplausos e elogios graças a uma notável atuação na área acadêmica e no âmbito político. Esses 35 anos foram fundamentais para a história da educação brasileira. Mas eles são apenas o começo do longo e profícuo caminho que ainda iremos trilhar”, conclui Diniz.