Detalhe

Cooperação e EAD estão entre as expectativas das IES para 2018

05/12/2017 | Por: ABMES | 3607
Edgard Marra Silveira/ABMES

Mesmo que o país retome seu crescimento econômico, o cenário para 2018 ainda é desafiador, mas existem caminhos que podem ser trilhados de forma conjunta pelas instituições de educação superior no sentido de fortalecê-las. Esta foi uma das mensagens transmitidas pelos convidados do painel Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018, realizado hoje (5) na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em Brasília/DF.

O encontro reuniu o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz; o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), João Otávio Bastos Junqueira; o membro honorário do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Julio Cesar da Silva; e Ronaldo Mota, membro do Colegiado da Presidência da ABMES e chanceler do Grupo Estácio.

Em sua fala, Diniz relembrou e analisou as ações desenvolvidas ao longo de 2017, ressaltando a atuação nas esferas do executivo e do legislativo e a comemoração pelos 35 anos da ABMES. O diretor presidente da ABMES apontou as manifestações e ações da Associação em pautas centrais para o setor da educação superior particular.

Já o relatório divulgado recentemente pelo Banco Mundial com propostas para o governo federal ajustas as contas públicas, que inclui o pagamento de instituições públicas de educação superior pelos estudantes que podem arcar com as mensalidades, foi um dos pontos ressaltados pelo presidente da ABRUC. De acordo com Junqueira, em 2018, o Brasil vai precisar escolher onde alocar seus recursos da educação. “É preciso encarar que mais de 65% dos alunos que estudam gratuitamente têm uma média de renda familiar muito superior à dos que pagam para estudar em instituições particulares”. Para ele, a solução passa pela adoção de iniciativas como parcerias público-privadas entre o governo e a as instituições particulares, em ações que vão além do Fies e do ProUni.

Governança mútua e EAD

O estabelecimento de parcerias e de redes de operação – que vão além da cooperação, mas envolvem efetivamente uma governança mútua – entre as instituições de educação superior foi uma das propostas apresentadas durante o painel da ABMES. Tanto para o presidente da ABRUC quanto para Julio Cesar da Silva, as IES devem se ajudar mutuamente em busca do crescimento coletivo no próximo ano. “Sobre as expectativas para 2018, com relação à economia, me parece muito importante trabalharmos em rede, em cooperação. Quanto melhor nos integrarmos, melhor teremos condições de enfrentar essa situação”, ponderou o membro honorário do CRUB.

Outro ponto que precisa ser trabalhado pelas instituições no próximo ano diz respeito ao preconceito/corporativismo com relação à educação a distância. Para os especialistas presentes no painel, o novo marco regulatório abriu uma grande perspectiva para atender o país em todas as suas dimensões, mas também trouxe desafios. “Vamos ver até que ponto a expansão do ensino pela EAD vai ser positivo e onde teremos que fazer correções”, avaliou Julio Cesar da Silva.

A relevância das instituições particulares também precisa ser cada vez mais ser trabalhada junto à opinião pública e deve ser um dos focos das IES no próximo ano, alertou o membro honorário do CRUB. “Normalmente, somos vistos como o vilão da história, quando sabemos que não é verdade que as instituições públicas são as únicas que prezam pela qualidade do serviço ofertado enquanto as particulares se preocupam apenas com questões mercadológicas”.

Mudança de era

Ao exercer o seu papel de debatedor, o chanceler do Grupo Estácio provocou convidados e plateia com relação às mudanças de paradigmas educacionais necessárias para que as instituições se adequem à nova era vivenciada pela humanidade. “De alguma forma, estamos em um ponto de ruptura. É um momento muito especial que certamente deixará marcas”.

Para Mota, estamos saindo do processo cognitivo analógico e caminhando para o metacognitivo digital. Isso significa não só a transição de um conteúdo disciplinar para o conteúdo inter, multi e transdisciplinar, mas alterações em outros aspectos ainda mais profundos, como o estímulo ao trabalho em equipe, à educação centrada no educando e não no professor, e a substituição do respeito, da tradição e do conceito rígido pela adaptação, tolerância e empatia.

A arte da educação

Ao final do painel, Ronaldo Mota lançou seu mais recente livro A Arte da Educação. A publicação trata da relevância de se entender o ofício de educar como arte e é composta por um conjunto de artigos, alguns inéditos e outros já publicados em espaços como o ABMES Blog.

Na ocasião, também foi lançado o aplicativo para celular Ronaldo Mota Online. Com ele, é possível acessar gratuitamente a versão completa da obra no formato e-book. Nele, estão disponíveis diversas ferramentas interativas de leitura, como anotações, favoritos, sumário, ferramentas de busca, atalhos para páginas e um menu ajuda.

Israel Experience

Ainda na manhã de hoje, o vice-presidente da ABMES Celso Niskier lançou oficialmente a 2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience, que visitará instituições israelenses de educação superior, além de pontos históricos e importantes para três das maiores religiões do globo, entre os dias 11 e 21 de outubro de 2018.

Niskier ressaltou a posição de destaque que Israel ocupa no cenário global, em especial com relação a ter se tornado um polo de tecnologia e inovação. Também foram apresentadas parte das oportunidades geradas durante uma missão internacional, como a cooperação com IES do país de destino, ampliação dos horizontes pessoais e institucionais e maior compreensão do cenário da educação superior em outras nações.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Painel ABMES | Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018

Data:05/12/2017

Descrição:

Em dia 5 de dezembro, aconteceu, em Brasília/DF, o Painel ABMES “Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018”.

Download

Vídeos

ABMES 2017 Retrospective

Many actions have been taken by ABMES over the course of this year. This video features a bit of the main moments that marked 2017.

Painel ABMES aborda educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018 (matéria)

Em dia 5 de dezembro, aconteceu, em Brasília/DF, o Painel ABMES “Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018”.

Painel ABMES | Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018

Em dia 5 de dezembro, aconteceu, em Brasília/DF, o Painel ABMES “Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018”.

Vencedores da 10ª edição do Concurso Silvio Tendler são premiados em Brasília

Os vencedores da 10º edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES foram premiados na manhã desta terça-feira (5) na sede da ABMES, em Brasília/DF. 

Retrospectiva ABMES 2017

Muitas foram as ações desenvolvidas pela ABMES ao longo deste ano. O vídeo traz um pouco dos principais momentos que marcaram 2017. 

Legislação

LEI Nº 13.530, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, entre outras.


Notícias

ProUni recebe inscrições para vagas remanescentes até 30 de abril, para bolsas integrais e parciais

Estão aptos a se candidatar a uma bolsa remanescente quem for professor da rede pública de ensino ou que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e acima de zero na redação

Viagem a Israel muda a visão de parlamentares brasileiros

Relato feito pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) sobre a viagem de cinco parlamentares brasileiros para Israel

Mais um passo ao desenvolvimento

Ao comemorar 35 anos, ABMES conclui 2017 com ações a favor da Educação Superior particular

Inep adianta em um dia data de divulgação das notas do Enem

Na edição do ano passado, o Enem teve um total de 7,6 milhões de inscritos que fariam as provas pela primeira vez em dois domingos, 5 e 12 de novembro

Primeira reunião do Comitê Gestor do Fies discute a política de oferta de financiamento

O Novo Fies determina que, a partir do próximo ano, o financiamento vai garantir 310 mil vagas e terá três modalidades de contrato

Em discurso, diretor presidente da ABMES ressalta conquistas da educação superior em 2017

Ao abrir o Painel ABMES, Janguiê Diniz apresentou resultados e reafirmou o compromisso da Associação com o setor da educação superior particular

2ª Delegação ABMES Internacional acontecerá em outubro de 2018

Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo

Chanceler do Grupo Estácio lança livro em evento da ABMES

Obra sobre a arte de ensinar aborda as complexas e variadas formas de expressão estética e de comunicação, utilizando inúmeras linguagens para auxiliar o ato de formar

Comissão debate isenção previdenciária para universidade do ProUni

O debate atende a requerimento da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)

MEC anuncia residência em escolas e mudanças no Prouni

Medidas do ministério fazem parte de esforço para melhorar formação de professores

Educação aprova financiamento de cursos de pós-graduação pelo ProUni

Atualmente, o programa beneficia apenas estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica

Transferência de bolsista do ProUni exige permissão das duas instituições

É necessário também existir vaga disponível na instituição de destino pretendida

As visões de mundo dos jovens sobre educação

Artigo do pesquisador e doutor em ciência política Adriano Oliveira interpreta pesquisa da ABMES sobre a visão dos jovens brasileiros em relação aos programas sociais do MEC