O prazo para inscrições para o novo Fies, programa de financiamento estudantil do governo, iniciado no dia 19, termina nesta quarta-feira (28) às 23:59. A inscrição é feita no site do programa e o candidato precisa do número do CPF e um e-mail válido.
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 80 mil vagas para a modalidade do Fies 1, cujos juros são totalmente subsidiados pelo governo, neste primeiro semestre de 2018.
A expectativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é que haverá uma sobra de cerca de 20% das vagas devido às dificuldade de adaptação dos alunos às regras. A renda familiar deve ser de até três salários mínimos e o estudante precisa obter 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de não zerar na redação da prova.
As instituições de ensino, por sua vez, estão ofertando 832 mil vagas de cursos presenciais de ensino superior. No total, 993 faculdades aderiram ao novo Fies -- mesmo patamar do ano passado, quando as regras eram consideradas mais vantajosas financeiramente para as escolas.
No começo de janeiro, a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) recomendou às instituições de ensino que boicotassem o novo Fies, com a alegação de que as contrapartidas exigidas pelo governo geravam abatimentos que chegavam a 40% nos valores das mensalidades.
Pelas atuais regras do Fies, uma parcela entre 10% e 25% da mensalidade precisa ser revertida para um fundo garantidor para cobrir a inadimplência do financiamento estudantil.