A israelense Zahava Scherz, doutora membro do Departamento de Educação do Instituto Weizmann de Ciências, estará no Brasil nos meses de março e abril para ministrar uma série de workshops e palestras em São Paulo/SP e no Rio de Janeiro/RJ.
Ela falará para públicos do segmento educacional, empresarial e governamental, sobre o ensino de Ciências e Tecnologia em Israel e o uso de ferramentas para capacitação de professores.
Em São Paulo, as palestras ocorrerão no Instituto Unibanco, na Universidade de São Paulo (USP) e na Associação Brasileira de Empresas de TI e Telecom (BRASSCOM). Os temas serão, respectivamente, "Modelos em educação STEM: O impacto no ensino aprendizagem", "Professional Learning Communities (PLC) e o uso de tecnologia na capacitação de professores" e “O Desenvolvimento do ensino de Ciências e Tecnologia em Israel lideradas pelo Instituto Weizmann e oportunidades para o Brasil".
A palestra na USP ocorrerá no próximo dia 28 de março e será aberta ao público. Zahava Scherz falará no Anfiteatro da Zoologia, Instituto de Biociências, da universidade de 12h30 a 14h.
Mais informações sobre as outras agendas e convites devem ser solicitadas ao Instituto Habilidade Científica & Inovação (IHCI) pelo e-mail contato@ihci.online.
Quem é Zahava Scherz?
Membro do corpo docente do Departamento de Educação em Ciências do Instituto Weizmann de Ciências de Israel desde 1986, é pesquisadora reconhecida nos campos da inteligência artificial, habilidades na ciência, atitudes e percepções dos estudantes em relação à ciência e educação científica, desenvolvimento profissional de professores e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissional para professores de ciências.
Com colegas e alunos, ela desenvolveu o programa "LSS - Learning Skills for Science" que foi adotado e ensinado em milhares de escolas na Inglaterra e em outros países. Fundou e dirigiu o National Teachers' Centre for STEM Teachers em Israel e ministrou diversos cursos para estudantes de pós-graduação no Instituto Weizmann e em outras universidades.
Nos últimos quatro anos, atua como vice-presidente de um projeto para comunidades de aprendizagem para professores STEM em Israel e desenvolveu mais de 20 materiais curriculares em tópicos relacionados a STEM em hebraico e em inglês e publicou artigos de pesquisa em periódicos profissionais de alta classificação.
Sobre o Instituto Weizmann de Ciências
Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. O Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio.
O Weizmann desenvolve uma ampla gama de pesquisas baseadas na curiosidade, para gerar conhecimentos em benefício da humanidade. O Instituto está sempre em busca de novos caminhos para combater doenças, desenvolver novas tecnologias e materiais e criar estratégias para proteger o meio ambiente.
Em 2018, os integrantes da 2ª Delegação ABMES Internacional tiveram a oportunidade de conhecer a instituição e, durante a visita, um memorando de entendimento e ampliação de cooperação entre o Instituto e a ABMES foi assinado.