Detalhe

ABMES apoia campanha de combate ao racismo

25/06/2020 | Por: ABMES | 3960
Foto: Conic

Organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, a campanha nacional “Vidas negras importam: nós queremos respirar” tem como objetivo contribuir com a mudança e transformação social por meio de ações de combate ao racismo, preconceito e discriminação racial contra negros. Para isso, está prevista a realização de 10 Ações Estratégicas ao longo dos próximos cinco anos. 

A ABMES está apoiando a ação e convida todas as instituições de educação superior (IES) a também se juntarem à iniciativa para que, unidos, mandemos um sinal à sociedade brasileira. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a faculdade pelo e-mail josevicente@afrobras.org.br. 

Sobre o movimento
A campanha será oficialmente lançada no próximo dia 30 de junho, em São Paulo/SP. No primeiro momento, o projeto buscará mobilizar e engajar formadores de opinião; fortalecer e consolidar discursos, ideias e valores da igualdade racial; inteirar, postular, propor, reivindicar e implementar medidas, ações e políticas públicas e privadas e divulgar os valores e positividade da diversidade racial.

A iniciativa será administrada por um Comitê de Governança, indicado entre os participantes, e uma Secretaria Executiva. A Coordenação Geral será realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

Ações Estratégicas:

  1. Mudança nos Protocolos Policiais para impedir técnicas de sufocamento e estrangulamento, disparos letais nas abordagens e confrontos policiais, e invasão e ocupação com disparos de arma de fogo em favelas e comunidades.
  2. Mudança nos Protocolos da Segurança Privada para impedir abordagens, hostilização, perseguição e constrangimentos nos ambientes públicos e privados, eliminação da sala de segurança, da agressão física, tortura e morte de negros, nos bancos, shoppings e supermercados.
  3. Criação de 500 mil bolsas de estudos para qualificação de jovens negros em graduação, pós-graduação, pesquisa e formação tecnológica, economia criativa e empreendedorismo.
  4. Criação de 300 mil vagas de estágios, trainees e profissionais negros nas empresas públicas e privadas.
  5. Formação e qualificação de 1.000.000.000 - um milhão de quadros corporativos em Discriminação e Racismo e Gestão da Diversidade Racial.
  6. Implementação de meios, ferramentas, mecanismos e metodologia de gestão e gerenciamento da inclusão, desenvolvimento de carreira, e ação e politicas de diversidade racial, em 300 empresas publicas e privadas.
  7. 300 milhões em compras corporativas do ambiente público e privado, de serviços e produtos de empresas e empresários e profissionais negros.
  8. Fundo Vidas Negras Importam de 200 Milhões de reais para fomento, apoio e financiamento educacional, empreendedor, tecnológico e de economia cultural criativa para jovens negros.
  9. Implementação integral da Lei da Historia do Negro e História da África e da Disciplina de Relações Étnico Racial em todo ambiente escolar e universitário publico e privado do país.
  10. Campanha de Instalação da Rua Zumbi, do Selo da Igualdade Racial e ampliação e expansão da Virada da Consciência.

 


Conteúdo Relacionado

Legislação

LEI Nº 12.990, DE 09 DE JUNHO DE 2014

Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.


LEI Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012

Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.


Notícias

ABMES promove live sobre a lei de cotas no ensino superior

Transmissão faz parte do apoio ao Movimento Cotas Sim liderado pelo reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente

Campanha "Cotas Sim" pede a renovação da lei de cotas nas universidades federais

Movimento realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares visa alcançar um milhão de assinaturas on-line

Campanha lança manifesto 'Vidas Negras Importam' e propõe 10 metas para reduzir impacto do racismo

Texto lançado nesta terça (30) aponta ações estratégicas para possibilitar à população negra acesso à Educação e à renda no país por meio de parcerias e políticas públicas. Plano quer atingir os objetivos em cinco anos