O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (1º) que o governo estuda o refinanciamento de dívidas de estudantes atendidos pelo Fies, programa que oferece crédito para pagamento de mensalidades em instituições privadas de ensino superior.
Guedes afirmou ainda que a área econômica deve autorizar o desbloqueio de até R$ 1 bilhão para o Ministério da Educação nesta semana. O ministério foi um dos mais afetados pelo bloqueio Orçamentário anunciado pelo governo no final de abril.
Os recursos estão dentro dos R$ 4,8 bilhões que estão sendo liberados pelo governo federal para gastos dos ministérios, cujo detalhamento ainda não foi feito pelo Ministério da Economia.
A liberação acontece em um momento de forte restrição nos gastos do governo, pressionados pela emergencial sanitária e a crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19.
Em março, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) informou que o corte de mais de 18% no orçamento de custeio das universidades federais poderá inviabilizar o ensino superior em 2021.
Nesta semana, a Andifes avaliou que o corte no orçamento das universidades federais poderá afetar mais de 70 mil pesquisas, 2 mil delas relacionadas à pandemia.
"Já que estamos estudando soluções para dívidas das empresas, por que não no Fies também? Dentro dos parâmetros fiscais, fiscalizados", afirmou Guedes durante audiência pública na Câmara.