Detalhe

Reitores brasileiros visitam quatro das 10 melhores universidades do mundo no Reino Unido

18/10/2024 | Por: ABMES | 839

 

A delegação de 40 representantes do setor de ensino superior particular do Brasil, incluindo líderes institucionais, reitores e acadêmicos, está no Reino Unido em uma missão focada em fortalecer laços educacionais e assinar acordos internacionais de intercâmbio. Representando instituições que atendem a mais de 1,2 milhão de estudantes, o grupo visitou  quatro das 10 melhores universidades do mundo e outras instituições britânicas com potencial para convênios estratégicos nas áreas de saúde, inteligência artificial e sustentabilidade.

A 6ª Delegação ABMES Internacional - United Kingdom Experience, organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), foi liderada por Celso Niskier, diretor-presidente da Associação, que faz uma avaliação positiva da missão educacional. “A oportunidade de visitar quatro das 10 melhores universidades do mundo em uma única missão foi extraordinária. Além disso, estabelecemos contatos valiosos para futuras parcerias que vão beneficiar as nossas instituições no Brasil, principalmente nas áreas de saúde e inteligência artificial”, afirmou Niskier.

No primeiro dia de visita às instituições, o grupo esteve no Imperial College London, uma das instituições mais renomadas no campo da inteligência artificial e inovação tecnológica. As discussões centraram-se em possíveis colaborações nas áreas de desenvolvimento sustentável e tecnologia de ponta, como inteligência artificial, que pode transformar a educação e a prática profissional em diversas áreas. A intenção é que a ABMES assine um acordo e beneficie todas as associadas. 

No dia seguinte, a delegação seguiu com sua programação acadêmica indo à Universidade de Cambridge, uma das mais prestigiadas do mundo. Durante o encontro, a ABMES foi convidada a se juntar ao grupo de empresas que irão colaborar com a COP30, evento global que abordará soluções sustentáveis para desafios ambientais que será realizado em novembro de 2025, no Brasil. Essa oportunidade reafirma o compromisso da ABMES com a promoção de parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação.

O presidente do Conselho de Administração da ABMES, Janguiê Diniz, apresentou a Universidade da Amazônia (UNAMA) para professores de Cambridge, destacando seus projetos de sustentabilidade, como o zoológico que cuida de espécies em extinção. “Queremos colocar nossa estrutura à disposição dos professores de Cambridge, inclusive para que possam utilizá-la durante a COP30”, concluiu.


Intercâmbio em saúde e IA

A visita à Brunel University, em Londres, destacou uma das maiores demandas do Reino Unido: a carência de profissionais de saúde qualificados. O vice-reitor internacional da Faculdade de Saúde, Medicina e Ciências da Vida da instituição, John Cossar, ressaltou o potencial de uma parceria com o Brasil para formar profissionais que atuem tanto em hospitais britânicos quanto brasileiros.

Niskier propôs um estudo de viabilidade para que alunos de cursos de saúde de instituições privadas brasileiras possam obter dupla certificação, ampliando suas oportunidades de atuação internacional. "A empregabilidade é um aspecto fundamental em todos os cursos, e essa parceria pode oferecer aos alunos brasileiros o diferencial de estudar no exterior e voltar ao Brasil com uma formação que também lhes permita trabalhar no Reino Unido", destacou Niskier.

Os participantes também conheceram laboratórios de ponta na área de Medicina, incluindo um simulador virtual de ambientes hospitalares. Essa tecnologia avançada, que recria cenários como unidades de terapia intensiva (UTIs), proporciona uma experiência prática aos estudantes, preparando-os para desafios reais no campo da saúde.

Habilidades e impacto social
No quarto dia da missão educacional, o destino foi a Oxford, uma das principais universidades do mundo. O grupo foi recebido por Laurence Whitehead, pesquisador sênior em política no Nuffield College, faculdade de pós-graduação da Universidade de Oxford especializada em ciências sociais e por Naomi Moir, Diretora de Soluções Educacionais da Oxford University Press, principal editora universitária do mundo. Na ocasião, foram debatidos temas como as habilidades esperadas dos estudantes no século 21, os direcionamentos que a instituição dá aos alunos neste sentido e a relevância da inteligência artificial no processo educacional. 

O impacto e contribuição social é o que motiva as pesquisas da University College London (UCL), instituição visitada no quinto dia. Com 32 Prêmios Nobel no currículo, a instituição se destaca por deixar seus valores marcados em cada comunidade que é envolvida em seus estudos. 

Entre seus 51 mil estudantes, apenas 59 são brasileiros, enquanto há um número muito maior de chineses (3 mil), norte-americanos e indianos (1,5 mil, cada). De acordo com Ed Fottrell, do UCL Institute for Global Health, a baixa participação brasileira ocorre pela falta de financiamento e incentivo governamental. A visita abriu portas para a possibilidade de parcerias entre a universidade e as instituições privadas de ensino superior do Brasil. 

Diálogos e debates sobre educação global
Além das visitas às universidades, os reitores e gestores brasileiros participaram de discussões aprofundadas sobre temas como comunicação, saúde, financiamento e regulamentação educacional. Em um ambiente acadêmico, a troca de experiências proporcionou uma visão mais ampla dos desafios e oportunidades enfrentados pelas instituições de ensino superior em um contexto global.

A 6ª Delegação Internacional da ABMES foi marcada pelo fortalecimento de laços com instituições britânicas e pela abertura de novas frentes de cooperação acadêmica. Com o foco em temas globais como sustentabilidade, inovação tecnológica e a capacitação de profissionais da saúde, a ABMES reafirma seu papel de liderança no desenvolvimento da educação superior brasileira, conectando-a às melhores práticas e oportunidades internacionais.

6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience
A 6ª Delegação ABMES Internacional - United Kingdom Experience, que ocorre entre os dias 11 a 21 de outubro, foi iniciada em Londres, passando por Oxford e terminará em Liverpool. Durante os dez dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais – estão vivenciando uma verdadeira imersão acadêmica no que de melhor acontece na educação superior em uma região que reúne algumas das melhores e mais antigas universidades do mundo.


Conteúdo Relacionado

Notícias

6ª Delegação ABMES Internacional encerra programação acadêmica com visita à principal universidade de pesquisa em Medicina do Reino Unido

6ª Delegação ABMES Internacional visita UCL e Pearson, destacando inovações e parcerias no Reino Unido

Educadores brasileiros debatem comunicação, saúde, financiamento e regulamentação em uma das universidades mais prestigiadas do mundo

A Delegação Internacional da ABMES foi recebida em Oxford, na Inglaterra, e os participantes passaram o dia visitando a instituição e debatendo temas importantes para a educação global

Universidade de Cambridge convida ABMES para se juntar a grupo de empresas orientadas para a COP30

O presidente da ABMES, Celso Niskier, foi convidado pela pesquisadora Marina Avena Maia para incluir as IES do Brasil no grupo, para que possam contribuir para os projetos de descarbonização que serão propostos

Programação acadêmica da 6ª Delegação ABMES Internacional é iniciada com visita a uma das principais universidades do mundo

Além de serem recebidos pela Imperial College Business School, o grupo visitou a UUKI - Universities UK International, Associação Internacional das IES do Reino Unido

Castelo histórico inglês é cenário do evento de abertura da 6ª Delegação ABMES internacional

O grupo comandado pela ABMES conta com 40 representantes do setor de ensino superior particular do Brasil, incluindo líderes institucionais, reitores e representantes acadêmicos