Inovação na Formação Inicial Docente

Experiências de IES brasileiras

A ABMES, o Instituto Península e a ANEC, com apoio técnico do Movimento Profissão Docente, compartilham neste material seis experiências de Instituições de Ensino Superior que colocam em prática mudanças relacionadas aos Fatores de Qualidade e que podem contribuir para que mais organizações se inspirem e iniciem seu percurso de inovação na formação inicial.


Introdução
Fatores de Qualidade para a Formação Inicial de Professores
Metodologia
Como se organiza este material
Currículo inovador

  • Pontifícia Universidade Cato?lica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a implementação do Núcleo de Iniciação à Docência (NID)
  • Universidade Paulista (UNIP) e a implementação da Prática como Componente Curricular
  • Centro Universitário Carioca (UniCarioca) e a Reformulação da Pedagogia
  • Considerações: Currículo Inovador

Estágio Supervisionado

  • Faculdade Wlademir dos Santos (WLASAN) e a implementação da Residência Docente no Colégio de Aplicação
  • Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) Lucas do Rio Verde e a implementação do Estágio Supervisionado em Escolas Públicas
  • Considerações: Estágio Supervisionado

Tecnologia

  • Pontifi?cia Universidade Cato?lica do Paraná (PUCPR) e os Laboratórios Virtuais: uso de tecnologia digital para a ampliação de experiências práticas
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e as Práticas Significativas em Projetos Integradores
  • Considerações: Tecnologias Digitais

Considerações Finais
Referências


Conteúdo Relacionado

Notícias

Reforma Tributária, Conselhão, FNE e outras articulações marcam a agenda política de julho na ABMES

O destaque político do mês de julho para o setor educacional foi a aprovação, em dois turnos, da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados

Grupos temáticos da MetaRedX Brasil debatem temas urgentes para o empreendedorismo brasileiro

Os participantes de cada grupo se reúnem virtualmente, em média, a cada 15 dias para dar continuidade aos debates e encaminhamentos

Educadores brasileiros recebem certificado internacional de empreendedorismo pela MetaRedX

Esta foi a primeira edição realizada em português do curso “Como criar um gabinete de empreendedorismo?”. A iniciativa contou com 29 participantes de Portugal e do Brasil

ABMES participa de seminário sobre Financiamento Estudantil promovido pelo MEC

Bruno Coimbra compôs a mesa “Experiências com a seleção de vagas no Fies I” e, em sua fala, fez um breve resumo do que tem sido discutido sobre o Fies nos últimos anos

Fórum Nacional de Educação coloca ensino médio e formação de professores em pauta

O Diretor Jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, representou a entidade na reunião do FNE, que contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana

ABMES participa de debate sobre pós-graduação no CNE

Na ocasião, a ABMES foi representada por seu Diretor Jurídico, Bruno Coimbra

Por dentro do que acontece no Fórum Nacional de Educação (FNE)

No último encontro do grupo, realizado no dia 26 de junho de 2023, entre outros temas, foi debatida a importância da participação social, do orçamento participativo e do Plano Plurianual (PPA)

Editora

O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente

Relatório dos debates e reflexões realizados pelo Grupo de Trabalho "qualidade na formação inicial docente", uma iniciativa da ABMES, juntamente com o Instituto Península e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e importantes instituições de educação superior (IES) brasileiras. O trabalho contou ainda com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).