Detalhe

Inscrições abertas para o programa de intercâmbio internacional da MetaRed X

16/08/2023 | Por: ABMES | 2471

A Fundação Universia, por meio da MetaRed X, abriu vagas para um programa de intercâmbio internacional de experiências e boas práticas entre as universidades e instituições de ensino superior integrantes da rede.

As IES da MetaRed X Brasil – empreendedorismo, liderada pela ABMES, podem se inscrever no programa até o dia 31 de agosto de 2023.

O objetivo é gerar colaborações entre os participantes e reforçar as redes de colaboração no domínio do empreendedorismo universitário. O programa conta com um apoio financeiro e na promoção e divulgação de experiências por meio de um webinar internacional.

Público-alvo
O programa é dirigido às instituições de educação superior que fazem parte da MetaRed X - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Portugal. 

Estas instituições podem participar como universidades/IES candidatas, assim como podem candidatar-se como universidade/IES destino do programa.

  1. As universidades interessadas em acolher outras universidades/IES no programa devem preencher um formulário de inscrição e será denominada universidades/IES destino. A lista das universidades/IES de acolhimento será publicada neste link.
  2. A universidade interessada em participar como universidade/IES candidata no programa deve seguir as instruções deste link.

Apoio ao programa

A Fundação Universia, por meio da MetaRed X, criou cinco subvenções financeiras às instituições candidatas selecionadas para o desenvolvimento deste programa. Estas bolsas, no valor de dois mil e quinhentos euros (2.500€) cada, serão utilizadas para cobrir as despesas de voo, alojamento e gastos dos representantes das IES durante a sua estadia para o intercâmbio.

A MetaRed X não será responsável pela gestão das formalidades relacionadas com a deslocação e estadia dos participantes.

  • Fase de inscrição das universidades/IES de destino do programa (1º de julho a 31 de agosto de 2023)

Para se registar como universidade/IES de destino é necessário preencher o seguinte formulário. No link Deseja receber outras universidades/IES? Estão todos os detalhes do processo para se tornar uma universidade/IES de destino.

Importante: as IES podem se candidatar tanto para receber o programa quanto para participar.

  • Fase de apresentação das universidades/IES candidatas ao programa (1º de setembro a 31 de outubro de 2023)

A pessoa interessada deve:

  1. Acordar um intercâmbio com uma universidade de acolhimento
    • Contate as universidades/IES de acolhimento em que está interessado para organizar o intercâmbio com elas. A lista pode ser consultada NESTE LINK.
    • Envie uma carta de motivação e solicite uma carta ou um documento de aceitação ao reitor ou ao responsável pelo programa da universidade/IES de acolhimento.
  2. Pedir autorização à sua universidade para efetuar o intercâmbio
    • Esta autorização deve constar de um documento do reitor ou do responsável funcional da sua universidade que o autorize a participar no programa.
  3. Inscrição no programa internacional
    • A inscrição deve ser efetuada NESTE FORMULÁRIO, acompanhado de toda a documentação necessária.

No link Deseja viajar para outra universidade/IES? estão todas as informações sobre o processo de candidatura, bem como os modelos dos documentos necessários.

  • Fase de seleção das universidades/IES candidatas (1º de novembro e 21 de novembro de 2023)

Será realizado um Fórum de Seleção, composto pelos membros das Secretarias Executivas das redes MetaRed X.

  • Fase Comunicação da seleção da universidade/IES candidata selecionada

A partir de 22 de novembro de 2023, a Fundação Universia entrará em contato por e-mail o representante da instituição selecionada para aceitar a bolsa nos termos e condições estabelecidos no programa. 

A instituição selecionada terá um prazo de 10 dias úteis para a aceitação por carta de confirmação. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída para as próximas universidades candidatas, por ordem de avaliação. 

CONSULTE O REGULAMENTO NESTE LINK – CLIQUE AQUI


Conteúdo Relacionado

Documentos

Notícias

Grupos temáticos da MetaRedX Brasil debatem temas urgentes para o empreendedorismo brasileiro

Os participantes de cada grupo se reúnem virtualmente, em média, a cada 15 dias para dar continuidade aos debates e encaminhamentos

Educadores brasileiros recebem certificado internacional de empreendedorismo pela MetaRedX

Esta foi a primeira edição realizada em português do curso “Como criar um gabinete de empreendedorismo?”. A iniciativa contou com 29 participantes de Portugal e do Brasil

MetaRed X chega ao Brasil para impulsionar o empreendedorismo universitário

Projeto colaborativo tem apoio da ABMES e do Instituto Êxito de Empreendedorismo