Seminário ABMES - Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?

06/11/2012 a 06/11/2012 | 9h e 30min | Categoria: ABMES

Seminário ABMES – Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?

Data: 6 de novembro (terça-feira)
Horário: das 9h (credenciamento) às 12h30
Local: Auditório Victorio Lanza – SCS Quadra 07 Bloco A sala 526 - Edifício Torre do Pátio Brasil Shopping, Brasília/DF

 

Objetivos
* Destacar a importância da avaliação da aprendizagem do aluno como um processo definido pelas instituições de ensino superior (IES) com base nas matrizes curriculares, nos projetos de curso e no projeto institucional, sem afastá-las de sua missão e vocação;
* Dar subsídios às IES para uma melhor adequação ao processo de avaliação externa.

 

Conferências e expositores

- Elaboração de provas e exames voltados para a mensuração de habilidades acadêmicas e competências profissionais
Márcia Regina F. de Brito – Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

- Objetivos de aprendizagem para a elaboração de avaliações que meçam as competências profissionais exigidas no Enade
Cosme Massi –  Presidente da Hoper Educação



Brasília/DF



Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade (I)

Data:06/11/2012

Descrição:Apresentação "Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?", da Professora da Unicamp Márcia Brito, durante Seminário ABMES realizado em 06 de novembro de 2012

Download

Áudio: Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade (II)

Data:06/11/2012

Descrição:Apresentação "Objetivos de aprendizagem para a elaboração de avaliações que meçam as competências profissionais exigidas no Enade", do Presidente da Hoper Educação, Cosme Massi, durante Seminário ABMES realizado em 06 de novembro de 2012

Download

Áudio: Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade (Debate)

Data:06/11/2012

Descrição:Debate realizado após o seminário ABMES "Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?", de 06 de Novembro de 2012

Download

Áudio: Entendendo o novo CPC

Data:06/11/2012

Descrição:Apresentação de Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, durante "Seminário ABMES - Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?", realizado em 06 de novembro de 2012

Download

Vídeos

Entendendo o novo CPC

Apresentação de Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, durante "Seminário ABMES - Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?", realizado em 06 de novembro de 2012

Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade (Debate)

Debate realizado após o seminário ABMES "Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?", de 06 de Novembro de 2012

Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade (I)

Apresentação "Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade: como avaliar a aprendizagem dos alunos?", da Professora da Unicamp Márcia Brito, durante Seminário ABMES realizado em 06 de novembro de 2012

Competências profissionais exigidas nos projetos de curso e no Enade (II)

Apresentação "Objetivos de aprendizagem para a elaboração de avaliações que meçam as competências profissionais exigidas no Enade", do Presidente da Hoper Educação, Cosme Massi, durante Seminário ABMES realizado em 06 de novembro de 2012

Coluna

Educação Superior Comentada | O padrão decisório para os processos regulatórios no âmbito do sistema federal de ensino

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa o padrão decisório para os processos regulatórios no âmbito do sistema federal de ensino. Para o especialista, MEC agiu de forma muito acertada ao tornar a medida pública, por meio da edição da Portaria Normativa n° 20/2017, pois ela assegura transparência, previsibilidade e impessoalidade na condução desses processos

Educação Superior Comentada | As alterações na Portaria Normativa n° 20/2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa as alterações trazidas pela Portaria Normativa n° 741/2018 que modificaram pontos importantes da Portaria Normativa n° 20/2017, que dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância

Educação Superior Comentada |Alterações nas matrizes curriculares dos cursos de graduação

Na edição desta semana da Coluna Educação Superior Comentada, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, discorre sobre as mudanças das matrizes curriculares dos cursos de graduação e os resultados dessas modificações. Segundo o especialista, para que as IES promovam, de forma legítima e válida, alterações em suas matrizes curriculares, "não basta que o assunto seja debatido e decidido em conformidade com seu regramento interno, sendo necessário, ainda, que as modificações sejam tornadas públicas no tempo e modo devidos"

Educação Superior Comentada |A exigência de pré-requisitos nas matrizes curriculares dos cursos de graduação

Na edição desta semana da Coluna Educação Superior Comentada, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, afirma que é preciso certo cuidado para garantir a coerência dos pré-requisitos e um mínimo de flexibilidade nas estruturas curriculares, pois é um dos critérios de avaliação do indicador relativo à estrutura curricular, considerado essencial para fins de aplicação do padrão decisório nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos

Comentários