O Ministro da Educação, Henrique Paim, recebeu nesta terça-feira, 2 de dezembro, o prêmio Milton Santos de Educação Superior, na categoria desempenho na área política. A premiação, que está em sua sexta edição, é realizada pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e tem por objetivo reconhecer o mérito de personalidades de destaque da educação brasileira.
O ministro compareceu à cerimônia e participou do painel Papel da iniciativa privada no fortalecimento da educação brasileira. Ele observou que as instituições privadas têm um papel importante para o desenvolvimento da educação superior no país. “Duplicamos o número de matrículas no ensino superior e fizemos isso com a consolidação do sistema de avaliação”, disse. “Temos avaliação de todos os cursos, o que estabelece um parâmetro e um marco para que possamos crescer na educação superior.”
Paim lembra ainda que boa parte dos estudantes que cursam o ensino superior, especialmente em instituições privadas, lá estão em função de políticas do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Esse é um passo importante que o Brasil está dando e, sabemos que com o Plano Nacional da Educação (PNE), nós temos que avançar ainda mais nos próximos 10 anos. Precisamos consolidar todas estas ações e políticas para que possamos fazê-lo com segurança”, pontuou o ministro.
Para o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, esta é uma oportunidade para reforçar a importância do empenho daqueles que estão focados no desenvolvimento da educação brasileira. “O trabalho pela melhoria da nossa educação é contínuo e deve ser incentivado com prêmios como este, que reconhece os destaques da área educacional a cada dois anos”.
Além do ministro Henrique Paim, foram premiados o CEO do grupo Kroton Educacional, Rodrigo Galindo, e a superintendente da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Débora Guerra, nas categorias gestão empresarial a administração de instituições de ensino superior.