Detalhe

MEC prestará atendimento presencial para instituições de educação superior

24/05/2017 | Por: Ministério da Educação | 2812
Luís Fortes/MEC – 16/3/2017

Em uma ação inédita, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação vai prestar atendimento presencial às instituições públicas e privadas de educação superior em todo o país. A atividade, batizada de Seres em Ação, terá início durante o 10º Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular (CBESP), em Gramado (RS). Os servidores da secretaria estarão in loco no evento para prestar atendimento referente a assuntos de interesses das instituições, como atos de credenciamento de instituições, autorização e reconhecimento de cursos.

O objetivo é democratizar o contato das instituições com a secretaria, dar mais transparência e aproximar a Seres do setor regulado, de forma a sanar as diferentes demandas e desafios. Instituições públicas, privadas, comunitárias, confessionais e outras credenciadas no sistema federal de ensino podem participar da iniciativa. Entidades do setor, como a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) já foram informadas sobre a ação.

De acordo com o titular da Seres, Henrique Sartori, poderão ser resolvidos desde problemas cadastrais até questões que envolvam funcionamento de cursos, por exemplo. “Estamos levando equipe de técnicos para tentar solucionar o maior número de problemas na ponta, sendo mais proveitoso tanto para as instituições como para o serviço público, além de permitir a troca de experiências e o diálogo entre o MEC e as instituições”, explica.

Durante o CBESP, no qual a ação será iniciada, os atendimentos devem ser agendados com representantes das diretorias de Política Regulatória, Supervisão e Regulação da secretaria. O congresso, a ser realizado entre os próximos dias 25 e 27, é promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. São esperados cerca de 500 participantes, média computada nas edições anteriores.

O evento também será transmitido ao vivo pela internet e deverá alcançar cerca de 2 mil internautas de todas as regiões do país, além de cidades dos Estados Unidos, Canadá, Europa e da América Latina.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Congresso em Gramado discute o ensino superior particular no país

O jornal Correio Braziliense conta como foi a abertura do 10º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. O tema deste ano é: inovação e sustentabilidade na educação superior no século 21

Fórum destaca importância de manter a agenda da retomada econômica e as reformas estruturais do Governo

Setor de Educação Superior Particular destaca que a crise política e institucional do País não pode paralisar o andamento da economia e seu crescimento

CBESP reunirá mais de 600 reitores e diretores de faculdades particulares de todo o Brasil

Evento terá início nesta quinta-feira às 18h e seguirá até sábado, em Gramado/RS

Secretaria de Regulação do MEC implantará "escritório volante" durante o CBESP

Objetivo é atender diretamente às demandas das IES. Ação inédita foi articulada durante encontro promovido pela ABMES

Abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

A 10ª edição do maior evento de educação do país será em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 25 e 27 de maio de 2017