Detalhe

Troca de experiências

20/10/2017 | Por: Linha Direta | 2621

Ao comemorar 35 anos de atuação frente à Educação Superior privada brasileira, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) dá mais um passo no avanço do setor, dessa vez, para além das fronteiras do País, ao promover, de 1º a 10 setembro de 2017, a 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience.

Durante dez dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais do Brasil vivenciaram a realidade russa no que se refere à educação, com o apoio da Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz), que apresentou aos visitantes as universidades de referência no país. Há que se registrar, ainda, a participação do deputado federal Caio Narcio (PSDB/MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que conferiu caráter oficial à Delegação.

Além de promover grandes encontros, inclusive com a presença do embaixador do Brasil na Rússia, a viagem teve seu ponto alto com a assinatura de acordos de cooperação que podem impulsionar a internacionalização da educação brasileira no setor privado. 

Um dos acordos foi assinado entre a ABMES e a Anvuz, no dia 5 de setembro de 2017. O memorando de entendimento estabelece parceria em educação com o objetivo de fomentar a troca de experiências entre os associados de ambas as entidades, com base na igualdade, no entendimento mútuo e na eficiência. A cooperação aborda dois pontos principais: o primeiro diz respeito às parcerias entre as instituições de Ensino Superior particulares, no sentido de complementar os programas de cooperação existentes entre Brasil e Rússia, com o desenvolvimento de suas relações; o outro consiste no intercâmbio de informações no domínio da educação e gestão, participação conjunta em seminários, publicações, projetos de direção acadêmica e administrativa, competições internacionais de projetos sociais e outras atividades que contribuam para fortalecer o papel das universidades particulares nos dois países.

A cooperação entre as duas entidades tem como princípios o reconhecimento da diversidade de povos, comunidades, língua, cultura e tradições, bem como a necessidade de fortalecimento da educação, trabalhando de forma colaborativa e respeitosa no engajamento e na contribuição de todas as mantenedoras de Educação Superior. Para o diretor- -presidente da ABMES, Janguiê Diniz, o intercâmbio não se limita a estudantes e professores: “Estamos analisando a cooperação entre programas, e até mesmo a possibilidade de oferecer cursos com certificação dupla”, afirma.

A Saint-Petersburg University of Management Technologies and Economics (UMTE) foi outra instituição que assinou acordo de cooperação com a ABMES no sentido de reunir esforços para encorajar o contato direto e o intercâmbio educacional e de pesquisa entre as entidades. A parceria inclui estudantes, membros e funcionários de faculdades e departamentos e institutos de pesquisa, atendendo aos campos de interesse da universidade russa e das universidades filiadas à Associação.

O programa de internacionalização com a UMTE prevê programas para estudantes no exterior com períodos anuais, semestrais ou de curta duração; intercâmbio de membros de faculdades para pesquisas, palestras e debates; desenvolvimento de certificação conjunta e de programas de graduação; e articulação de pré-requisitos e cursos acadêmicos. A princípio, o acordo tem duração de cinco anos, podendo ser estendido pelo mesmo período. “A educação é a única forma de mobilidade social, principalmente na sociedade em que vivemos, na qual o conhecimento é muito mais importante do que os recursos materiais como fator de desenvolvimento humano, considerado instrumento de poder”, ressaltou Diniz durante visita à UMTE.

Em outubro, o reitor da Universidade Russa da Amizade entre os Povos (RUDN), Vladimir Filippov, visita o Brasil para assinar mais um termo de cooperação com a ABMES. O anúncio foi feito pela vice-reitora de Relações Internacionais da instituição, Efremova Larisa Ivanovna, durante a  visita da delegação brasileira à RUDN. A universidade é conhecida mundialmente por seu vasto programa de internacionalização. Segundo Efremova, a instituição ocupa o primeiro lugar no ranking de internacionalização na Rússia, com mais de 7 mil estudantes estrangeiros. A meta é aumentar esse número em 40% até 2020.

A intenção com esse acordo é de viabilizar a dupla diplomação em mestrados realizados em instituições associadas à ABMES. "É uma satisfação muito grande estreitar relações com uma instituição pública do porte da RUDN. Vamos fazer de tudo para, nestes próximos meses, transformar a visita do reitor Filippov ao Brasil em um grande marco para celebrar a troca efetiva de experiências entre nossos países", disse Celso Niskier, vice-presidente da ABMES, que já durante a visita pediu à Associação que começasse as tratativas legais junto ao Ministério da Educação para viabilizar a dupla titulação em mestrados.

Educação e cultura

A abertura da 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience aconteceu na Moscow International University (MUM), onde 32 reitores e vice-reitores de instituições de diferentes cidades da Rússia apresentaram suas organizações para os brasileiros. Além de visitar diversas instituições de Ensino Superior, a Delegação ABMES Internacional também teve a oportunidade de encontrar representantes do governo russo. Em Moscou, o grupo foi recebido pelo diretor nacional de Controle de Qualidade da Educação e Ciência da Rússia, Sergey Kravtsov, para um debate na sede da entidade do governo federal russo.

Complementando a agenda prevista, Janguiê Diniz e o deputado Caio Narcio participaram de uma reunião com o chefe da Comissão de Educação do Parlamento da Federação Russa, Vyacheslav Nikonov. “O Brasil, diferente da Rússia, tem 80% do seu Ensino Superior privado, e tenho certeza de que vamos vencer o desafio da Educação Superior no País com iniciativas como esta que a ABMES realiza. Temos muito o que aprender e a ensinar nas igualdades e diferenças com a cultura russa”, ressaltou Narcio.

A Delegação também vivenciou um pouco da cultura russa e aprendeu detalhes da história daquele país. Com visitas guiadas, o grupo conheceu lugares como o Kremlin e a Praça Vermelha, em Moscou. Em São Petersburgo, o destaque foi o conjunto de palácios e jardins com vista para o Golfo da Finlândia, parte do Patrimônio Mundial da Unesco.

Na cidade, Janguiê Diniz recebeu a Condecoração pelo Mérito em II Grau, oferecida pelo reitor da UMTE, Oleg Smeshko. “Essa primeira Delegação Internacional foi um caso histórico que certamente levará a uma segunda melhor ainda no ano que vem, em Israel. Vamos seguir rumo à expansão da nossa representação como entidade, como ABMES, não só para o Brasil, mas agora para o mundo”,concluiu Niskier no encerramento da programação.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Documentary: 1st International Delegation of ABMES - Russia Experience

The 1st International Delegation of ABMES - Russia Experience, held on 1-10 September 2017, visited Moscow and St. Petersburg with the aim of exchanging experiences and learning the best practices in higher education in that country. The initiative was a part of the project ABMES International and included the cooperation with the Association of Russian higher education institutions (Anvuz), visits to the universities, as well as participation in thematic workshops and tours to the main tourist attractions of these two cities.

ABMES e universidade russa assinam parceria para cooperação internacional

A ABMES recebeu a visita de delegação da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN) com o objetivo de firmar termo de cooperação que abre as portas para associados da ABMES desenvolverem projetos de internacionalização com a instituição russa.

A iniciativa é fruto da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience. Confira como foi o encontro no vídeo.

Documentário: 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience (Russo)

A 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, realizada entre 1º e 10 de setembro de 2017, visitou as cidades de Moscou e São Petersburgo com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em educação superior naquele país. A iniciativa faz parte do programa ABMES Internacional e incluiu visitas à Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz) e universidades, além da participação em oficinas temáticas e passeios aos principais pontos turísticos das duas cidades.

Documentário: 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience

A 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, realizada entre 1º e 10 de setembro de 2017, visitou as cidades de Moscou e São Petersburgo com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em educação superior naquele país. A iniciativa faz parte do programa ABMES Internacional e incluiu visitas à Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz) e universidades, além da participação em oficinas temáticas e passeios aos principais pontos turísticos das duas cidades.

Entrevista da ABMES à emissora russa OTR

Durante a passagem da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience por Moscou, o diretor presidente da Associação, Janguiê Diniz, a consultora de parcerias internacionais, Lioudmila Batourina, e o reitor da Russian New University (RUDN), Vladimir Zernov, deram entrevista à emissora de televisão pública da Rússia, a OTR. Em pauta, o objetivo da visita e os desdobramentos e benefícios para os dois países.

 

RUDN - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela Peoples´ Friendship University of Russia (RUDN) sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience no período de 1º a 10 de setembro de 2017.

Notícias

Internacionalização em casa - experiência das ABMES no IV Congresso Internacional do Unis

Durante cinco dias, de 22 a 27 de abril, a iniciativa reuniu 600 participantes. A ABMES foi um dos palestrantes do evento

IAU convida associados ABMES para participar de pesquisa global

A ABMES incentiva seus associados a participarem e contribuírem com a pesquisa para, principalmente, tornar a educação particular brasileira cada vez mais visível no mundo

Resultados e impressões sobre a Faubai 2018

Artigo da consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, contando sua experiência durante a 30ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), ocorrida de 14 a 18 de maior, no Rio de Janeiro/RJ

ABMES divulga oportunidades internacionais na área de educação

Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES

Sobre a internacionalização das universidades

Artigo publicado no jornal Correio Braziliense no dia 5 de abril de 2018 fala sobre a importância das instituições de educação superior se moldarem ao novo cenário mundial para que o Brasil se equipare, num futuro próximo, aos países desenvolvidos

Como é estudar em Israel? Vale a pena?

Em artigo, a brasileira Yasmin Franceschi, que estuda na universidade de Tel Aviv, em Israel, descreve a experiência de cursar uma faculdade em um país do Oriente Médio

Viagem a Israel muda a visão de parlamentares brasileiros

Relato feito pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) sobre a viagem de cinco parlamentares brasileiros para Israel

Mais um passo ao desenvolvimento

Ao comemorar 35 anos, ABMES conclui 2017 com ações a favor da Educação Superior particular

2ª Delegação ABMES Internacional acontecerá em outubro de 2018

Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo

FRANÇA: Rennes School of Business (RSB)

A universidade se destaca por um ensino totalmente fornecido em língua inglesa. Por isso, apresenta um alto índice de internacionalização dos seus professores, sendo 90% estrangeiros e, entre eles, dois brasileiros

RÚSSIA: Universidade Internacional de Moscou (MUM)

Além dos cursos de bacharelado, mestrado, PhD, MBA, EMBA e DBA, a MUM oferece cursos únicos para empresas e também de requalificação

RÚSSIA: Russian New University (RosNOU)

Fundada em 1991, a RosNOU, situada em Moscou, figura na lista das 100 melhores universidades russas (ranking de 2013)

Internacionalização do ensino superior precisa avançar, sugere estudo da Capes

De acordo com o estudo, existe no Brasil uma tendência à internacionalização passiva (mobilidade de docentes e discentes para o exterior), com baixas taxas de atração de profissionais internacionais

Comissão de Educação da Câmara dos Deputados recebe visita de representantes da RUDN

A RUDN é uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia e conhecida mundialmente por seu vasto programa de internacionalização

ABMES e universidade russa assinam parceria para cooperação internacional

Assinatura do convênio é resultado da 1ª Delegação ABMES Internacional, que visitou a Rússia entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017

Instituições de educação superior do Brasil assinam convênio com a Universidade Russa da Amizade entre os Povos (RUDN)

O teor do convênio foi discutido no início de setembro, durante visita de delegação brasileira à Rússia, liderada pela ABMES

Delegação da ABMES à Rússia estabelece um novo marco histórico

Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro

Delegação da ABMES cumpre sua última visita na Rússia: Higher School of Economics

O diretor do campus, Sergey Kadochnikov, e coordenadores de diversos cursos receberam a diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Em São Petersburgo, UMTE assina convênio com a ABMES

A assinatura encerrou a programação em 7 de setembro, o quarto dia de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Rússia Experience

Universidades privadas na Rússia e no Brasil concordaram em cooperação

A assinatura do memorando aconteceu no âmbito da visita à Rússia da delegação brasileira conduzida pela ABMES, que incluiu chefes e funcionários de instituições de ensino superior privadas

ABMES e Universidade Russa da Amizade entre os Povos, com o mais avançado programa de internacionalização do país, assinarão convênio no Brasil

Intenção é viabilizar a dupla diplomação em mestrados feitos em instituições associadas à Associação