Por: Lioudmila Batourina - consultora de parceria internacional da ABMES
Pelo quarto ano consecutivo o Grupo Unis organizou o seu congresso internacional. Este ano, 2018, o evento teve como tema principal “Mundo em reconstrução”. Durante cinco dias, de 22 a 27 de abril, a iniciativa reuniu 600 participantes, incluindo professores e estudantes da Unis, representantes de empresas regionais, autoridades públicas e militares e 14 professores internacionais da Romênia, Hungria, Índia, Rússia, Chile, Finlândia e Portugal. A ABMES foi um dos palestrantes do evento.
O IV Congresso Internacional do Unis oferece à comunidade acadêmica e profissional oportunidade única de usufruir de uma semana inteira de conteúdos práticos, teóricos e culturais, além da publicação de trabalhos em diversas áreas de conhecimento. No total, foram mais de 100 apresentações feitas em português e inglês com tradução simultânea.
Houve muitas apresentações interessantes, brasileiras e estrangeiras. A seguir, falo sobre alguns pontos importantes que observei na ocasião:
O Prof. Dr. em Psicologia Eduard Patrakov da instituição Russa Ural Federal University está trabalhando em pesquisa no campo de controle dos pais sobre os perigosos jogos de computador para crianças. O projeto é chamado de “Helpparents” e envolve muitos parceiros como professores, pais, psicólogos e programadores de TI.
Já a Prof. Dra. Preethi Sheshadri, da Índia, apresentou durante o evento o Instituto de Ciência e Tecnologia. Sua apresentação sobre cidades inteligentes nos deu uma visão sobre o futuro ideal de alta tecnologia. A conversa foi principalmente sobre serviços de TI. A Universidade de Sathyabama é uma instituição de educação superior particular com ótima colocação em rankings mundiais. Preethi veio para o Brasil especialmente recomendada pelos departamentos de Arquitetura (Escola de Construção e Meio Ambiente) e departamento de eletrônica (escola de Engenharia Elétrica e Eletrônica). Um dos satélites indianos foi desenvolvido neste departamento.
Outra visão das cidades do futuro foi feita pelo Prof. Dr. de Mecânica Habil Bela Palotas do Instituto de Ciência Aplicada UniDuna.
A Escola Superior de Saúde de Portugal foi representada pela Prof. Isabel Barroso da Silva, que apresentou ao público a educação médica em Portugal. Segundo ela, duplos diplomas com as faculdades de medicina europeias permitem que os brasileiros escapem de uma validação muito longa e difícil de certificados médicos no exterior.
Elementos de programas de startup no departamento de comunicação foram apresentados pela Prof. Nechita Florin da Universidade Transilvania de Brasov, Romania.
Porém, o principal orador sobre programas de startups foi o Prof. Aleksi Orenius, da ProAcademia, Finlândia. A íntegra da apresentação feita por ele sobre o curso de startup em administração de empresas pode ser conferida neste link. Este curso é totalmente diferente do ensino superior tradicional e tem como abordagem “mergulhar e nadar” com as práticas imediatas. Acredito que os associados ABMES se interessem em ouvi-lo e espero que possamos organizar uma ação com esta universidade em breve.
Eu, como representante da ABMES Internacional, fiz uma apresentação com o tema “Tendências: aprenda, desaprenda, reaprenda. Laços entre global e regional”. Fiquei satisfeita com a participação ativa do público, especialmente estudantes, e muitas perguntas e opiniões.
O Congresso da Unis foi um caso real de internacionalização em casa com alto nível de qualidade.