“2017 foi um período intenso, no qual lutamos bons combates em arenas distintas, angariamos aliados estratégicos e garantimos vitórias de extrema relevância para o fortalecimento da educação superior brasileira”. Assim foi iniciado o discurso do diretor presidente Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, na abertura do Painel ABMES – Educação brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018, último evento do ano promovido pela Associação.
Em sua fala, ele relembrou e analisou as ações desenvolvidas ao longo de 2017, ressaltando a atuação nas esferas do executivo e do legislativo e a comemoração pelos 35 anos da ABMES. Diniz apontou as manifestações e ações da Associação em pautas centrais para o setor da educação superior particular.
Neste contexto, as três reformas estruturais – trabalhista, tributária e previdenciária – também foram destacadas em sua fala. O diretor presidente enfatizou que a ABMES assumiu sua responsabilidade e contribuiu para o debate no sentido de assegurar os interesses legítimos das instituições de ensino superior.
“No entanto, a atuação política da Associação não ficou restrita ao Legislativo em 2017. Sendo outra esfera estratégica para o setor, o governo federal foi frequentemente acionado e demandado. Inúmeras foram as reuniões, audiências e eventos promovidos por órgãos governamentais em que estivemos presentes. Há que se ressaltar, ainda, a participação constante de representantes governamentais nos eventos e ações promovidos pela ABMES”, afirmou Diniz.
O diretor presidente também falou sobre as parcerias exitosas realizadas pela Associação em 2017 e ressaltou o esforço feito em busca de uma atuação mais regionalizada, de modo a estar mais próxima dos associados, com a concretização do projeto ABMES Regional.
Outro destaque apontado foi a materialização do programa ABMES Internacional. “O ápice da iniciativa consistiu na 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience, realizada em setembro de 2017. Representantes de instituições de educação superior brasileiras visitaram universidades russas localizadas nas cidades de Moscou e São Petersburgo, em uma rara oportunidade de benchmarking, networking e estreitamento das relações entre o setor educacional dos dois países”, relembrou.
A fala foi encerrada com a reafirmação do compromisso da ABMES em manter uma atuação estratégica em prol do setor educacional, em especial das mantenedoras associadas e suas mantidas.
Pesquisa de satisfação
Na ocasião, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, apresentou a pesquisa de satisfação com relação à atual gestão e que foi respondida pelos associados. Os dados mostram que 100% dos respondentes consideram relevantes os temas debatidos pela Associação.
Segundo Caldas, a pesquisa mostra forte satisfação com a ABMES, com os serviços ofertados por ela e com a atual gestão, mas aponta a necessidade de aproximação ainda maior com as instituições de pequeno e médio porte.
Entre outros números, o documento aponta que 96% dos entrevistados consideraram entre boa e excelente a comunicação entre a ABMES e os associados; 94% estão satisfeitos e muito satisfeitos com a Associação; 87% consideram a atuação em defesa da educação superior particular como boa e ótima; e 70% afirmaram que as necessidades são atendidas satisfatoriamente pela ABMES.