Detalhe

XI CBESP contará com atendimentos do Projeto Seres em Ação

26/04/2018 | Por: ABMES | 3436

Além de atividades e palestras com especialistas renomados e uma extensa programação, o XI CBESP contará também com a presença dos servidores da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação, que prestarão atendimento direto e gratuito aos participantes do evento por meio do Projeto Seres em Ação. O objetivo é esclarecer dúvidas, acompanhar e despachar processos das IES com maior rapidez.

Para participar, é necessário estar inscrito no congresso e fazer o agendamento prévio do horário, que poderá ser marcado para o dia 8 de junho, sexta-feira, de 8h a 18h. Quatro mesas estarão à disposição dos inscritos: cadastro no sistema e-MEC; atos institucionais presenciais; atos de cursos presenciais; e atos institucionais e de cursos EAD. As vagas são limitadas.

Após realizar a inscrição no evento, o agendamento com a Seres em Ação/MEC deve ser feito por meio deste formulário.

Edição anterior
A iniciativa Seres em Ação foi iniciada durante o 10º Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular (CBESP), ocorrido em 2017, em Gramado (RS). Durante o evento, a sala de atendimento ficou repleta de mantenedores em busca de orientação individualizada para suas instituições. Foram realizados mais de 200 atendimentos durante o CBESP.

A atividade, que faz parte das metas da Secretaria para otimizar os fluxos processuais, foi inédita e teve como objetivo aproximar o MEC das entidades reguladas do sistema federal de ensino.

XI CBESP
O Congresso, que será realizado nos dias 7, 8 a 9 de junho de 2018, na Ilha de Comandatuba/BA, reúne lideranças, especialistas e autoridades para debater desafios e soluções para o setor. O evento abordará o tema “Educação Superior: inovação e inclusão para o Brasil que queremos”.

Interessados em participar do evento têm até 3 de junho para garantir os valores promocionais do 4º lote de inscrições. Além dos benefícios para inscrições individuais, as instituições associadas a entidades que compõem o Fórum que realizarem inscrições em grupos com três ou mais participantes também possuem direito a tarifas diferenciados. Basta entrar em contato com a entidade e solicitar o código.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

XI CBESP | Confira como foi o primeiro dia do evento

Na quinta-feira (6/6) teve início o maior congresso da educação superior brasileira. O evento foi aberto pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, e a conferência de abertura contou com a presença de William Douglas, professor e juiz federal brasileiro. Confira como foi.

XI CBESP | Inclusão, inovação e educação darão o tom dos debates do congresso

Confira o tema da 11ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) e a importância dos debates que serão realizados no maior evento da educação superior do país

XI CBESP | Principal congresso de educação superior do Brasil desembarca na Bahia

O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) já é reconhecido como o maior evento do setor no país, especialmente em razão do conteúdo das palestras apresentadas e da presença de especialistas renomados, além das principais lideranças do setor e de autoridades governamentais e políticas. Na 11ª edição, a programação terá um diferencial com dois temas de grande relevância para as IES. Confira:

Calendário Anual de abertura do protocolo de ingresso de processos no e-MEC 2018

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final de 2017 o calendário para ingresso de processos regulatórios no e-MEC ao longo de 2018. Confira os principais prazos e fique atento para que sua instituição continue regular tanto na sua atuação quanto na oferta dos seus cursos superiores.

Novos instrumentos de avaliação

Entenda mais sobre o novos instrumentos de avaliação para o monitorar a qualidade dos cursos de graduação presenciais e a distância, bem como das instituições de educação superior, que serão adotados a partir de março de 2018 pelo Inep

Decreto 9.235: principais pontos

Publicado em 15 de dezembro de 2017, o Decreto 9.235 trouxe as novas regras com relação à regulação, à supervisão e à avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação do sistema federal de ensino

Legislação

DECRETO Nº 9.235, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.


DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


REPUBLICADO DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Republicação do art. 9º do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, por ter constado incorreção, quanto ao original, na Edição do Diário Oficial da União de 26 de maio de 2017, Seção 1.


DECRETO Nº 8.754, DE 10 DE MAIO DE 2016

Altera o Decreto nº  5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.


DECRETO Nº 8.142, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2013

Altera o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, e dá outras providências.


DECRETO Nº 6.861, DE 27 DE MAIO DE 2009

Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências.


DECRETO Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007

Altera dispositivos dos Decretos n.ºs 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.
(Diário Oficial, Brasília, 13-12-2007 – Seção1, p.4/5.)


DECRETO Nº 5.773, DE 09 DE MAIO DE 2006

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.

 


Notícias

Congresso do ensino superior particular tem 450 participantes

Correio Braziliense: Na sessão de abertura, Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, elogiou a decisão do ministro da Educação, Rossieli Soares, de ampliar de R$ 30 mil para R$ 42 mil o teto semestral do Fies, restabelecendo o valor que valia até o segundo semestre de 2016

Ministro da Educação abre Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular na Bahia

Também estarão presentes as principais autoridades, lideranças e especialistas da área para debater o futuro do setor, abordando os principais desafios e soluções

Livro "Falta de educação gera corrupção" será lançado no XI CBESP

A obra, assinada por Janguiê Diniz, presidente da ABMES, explica que a educação é um instrumento transformador e libertador dos indivíduos. Os interessados poderão adquirir o livro em primeira mão durante o Congresso

ABMES lança 42ª edição da revista Estudos no XI CBESP

Produzida por especialistas em educação superior, a publicação traz análises, debates e reflexões sobre a nova legislação e os novos instrumentos de avaliação. A revista será entregue para os participantes dos workshops do XI CBESP

IES precisam refletir sobre conceitos incluídos nos instrumentos de avaliação

Mensagem foi transmitida pela consultora da CC-Pares, Iara de Xavier, aos participantes do ABMES Regional realizado em Belo Horizonte/MG

Instituições de educação superior proporão ajustes nos novos instrumentos de avaliação

Anúncio foi feito durante seminário promovido pela ABMES, em Brasília, que reuniu representantes das instituições e especialistas em avaliação educacional

XI CBESP trará novidades com workshops sobre avaliação e regulação

Evento será realizado de 7 a 9 de junho de 2018 e primeiros inscritos participam gratuitamente das oficinas práticas

Novos horizontes para o ensino superior

CBESP 10 provoca mantenedores e gestores a construir no agora a educação do futuro