Da noite do dia 9 até a noite de 11 de setembro de 2018, Israel celebra o 5779º Ano Novo Judaico - Rosh HaShaná. A celebração é única e não tem uma data específica. O feriado começa na primeira lua nova de setembro, portanto os números são diferentes a cada ano.
Para os israelenses, o primeiro dia do ano é sagrado e, por isso, um feriado religioso e não um dia de descanso e lazer. Como Yom Kipur (dia da expiação) é celebrado 10 dias após Rosh HaShaná, o Rosh HaShaná marca o início do “juízo do Eterno” sobre a criação, sendo o dia de Yom Kipur o dia do veredito.
Assim, os 10 dias entre Rosh HaShaná e Yom Kipur são conhecidos como “os 10 dias temíveis” ou “Iamim Noraim”, um período de muita oração, súplica e arrependimento entre o povo judeu, com o toque do Shofar a cada serviço. Por este motivo, os religiosos se cumprimentam dizendo “Tikatev vê Tehatem” – que significa “seja escrito e selado”. Isso é desejado pois eles creem no “Livro da Vida”, onde são escritos os nomes dos justos. Durante os 10 dias entre Rosh HaShaná e Yom Kipur, estes nomes são “revisados” por Deus, que o sela em Yom Kipur.
Segundo eles, nestes dias Deus organiza o julgamento das pessoas. Todas as ações e pecados são avaliados e o veredito é passado: quem deve viver e quem deve morrer. Porém, as orações feitas nesse dia podem influenciar nessa decisão.
O principal objetivo do Ano Novo Judaico é que todos realizem um autoexame, reavaliando a sua vida, arrependendo-se por seus pecados e adorando ao criador. No entanto, a crença sincera de que Deus deseja prosperidade a todos prosperidade, transforma este dia em um feriado.
Os religiosos refletem e relatam todas as suas ações, palavras e pensamentos no ano que passou. Eles tomam decisões sobre como corrigir defeitos e erros, como retornar a Deus.
Rosh HaShaná é repleto de simbolismos. Pessoas próximas trocam pequenos presentes, que carregam alguns significados importantes. Se a família estiver longe, por exemplo, pelo menos cartões postais serão enviados.
Além disso, cada prato oferecido durante a celebração tem um significado diferente. Nenhuma comida amarga e salgada pode ser servida, para que o ano não seja "amargo". Maçãs e pães são uma obrigação na mesa, ambos são mergulhados no mel, como pedido para que o novo ano seja alegre e doce.
Alguns outros importantes símbolos são:
- Cabeça de ovelha - ao comer alguma parte da cabeça de um animal ou peixe pede-se para ser bem-sucedido, colocados "na cabeça e não na cauda";
- Cenouras cortadas em forma de moedas - significa pedir por prosperidade;
- Peixe - pela fertilidade;
- Romã - simboliza boas ações. Pão com passas - pedido para que o corpo fique saudável.