Fundada em 1974, a Open University of Israel (OUI) possui 47 mil estudantes por ano.
Assim como muitas instituições brasileiras, a OUI tem como missão tornar a educação superior mais acessível. Desde sua fundação, ela utiliza tecnologia e práticas inovadoras como ferramentas para cumprir esse objetivo.
Embora a maioria das IES em Israel sejam públicas, elas cobram taxa de matrícula e, considerando o grande número de migração que acontece no país, o ensino superior ainda é um artigo de luxo, pois exige tempo, dinheiro e paciência.
Assim como muitos grupos educacionais do Brasil, a OUI possui mais de 50 campi espalhados por diferentes regiões de Israel.
Práticas da OUI:
Política de admissão aberta
Nenhum exame de diploma de ensino médio é necessário para realizar matrícula na OUI. Uma vez inscritos, os estudantes devem assumir a responsabilidade pelos próprios estudos, orçamentar, gerir o seu tempo e ser capazes de satisfazer os exigentes requisitos dos cursos ofertados.
Acesso ao ensino superior para estudantes do ensino médio
Por meio do programa Academia in High School, alunos do ensino médio com realizações escolares notáveis têm a oportunidade de cursar algumas matérias da OUI enquanto continuam seu desenvolvimento social no ensino médio e, no futuro, as matérias poderão ser convertidas em créditos.
Alguns desses alunos conseguem concluir cursos de bacharelado na OUI enquanto ainda estão no ensino médio.
*Para ingressar no programa, os estudantes passam por um processo de seleção de forma a garantir que eles tenham as habilidades e maturidade para lidar com o curso acadêmico desafiador da instituição.
Acesso para soldados em serviço
O serviço militar é dever obrigatório em Israel. A Open University of Israel é a única instituição de educação superior na qual os soldados em serviço ativo nas Forças de Defesa de Israel estão autorizados a estudar enquanto servem. O agendamento flexível da OUI, bem como os métodos de educação a distância, possibilita que qualquer soldado, independentemente da classificação, combine estudos acadêmicos com o serviço militar.
Da mesma forma, soldados de reserva, que muitas vezes são chamados para servir durante as operações militares por períodos prolongados, quando poderiam ter dobrado seus ganhos em empregos de verão, recebem bolsas de estudo de um fundo específico para isso.
Cooperação com outras universidades
Os cursos da OUI realizados em parceria com outras universidades são intercambiáveis, o que permite que os estudantes de todo país alcancem métodos educacionais combinados.
Projeto de Retenção Estudantil
Mesmo demonstrando grande capacidade acadêmica e motivação, todos os anos, entre 600 e 800 estudantes interrompem os estudos, a maioria por dificuldades financeiras.
Nesse sentido, para dar o apoio necessário para que eles se formem, a OUI possui um projeto de retenção que identifica alguns alunos que acumularam pelo menos 12 créditos acadêmicos e oferece bolsas de estudo completas para as matérias que faltam para a conclusão do curso.
Taxa de matrícula
As taxas de matrícula da OUI são idênticas às taxas de matrícula definidas pelo governo para todas as faculdades e universidades públicas de Israel. Devido ao currículo flexível na OUI, os alunos são cobrados por curso e não por ano, como praticado em outras IES israelenses.
Programa
O exclusivo sistema de estudo da OUI permite que os estudantes combinem diferentes campos e criem programas de estudo personalizados. Os alunos podem concentrar os estudos em uma área, combinar duas disciplinas diferentes ou criar um programa de estudo multidisciplinar.
A instituição possui um sistema único de ensino a distância e oferece aos alunos diferentes formas de estudar (blended learning) de acordo com o que é melhor para cada indivíduo.
Tecnologia
As aulas a distância da OUI são feitas por meio de plataformas modernas que permitem que os alunos tenham a sensação de estar em sala de aula. Tablets e smartphones, por exemplo, tornam as aulas da instituição acessíveis a qualquer momento e local. Os que não têm acesso a esses equipamentos podem aproveitar a estrutura dos centros de estudo.
Palestras gravadas em vídeo estão entre as mais recentes funcionalidades dos cursos da OUI. O ambiente permite que os alunos escolham entre visualizar e ouvir em cinco velocidades. Todos os recursos podem ser ativados em qualquer dispositivo e navegador.
A instituição utiliza o sistema Zoom para aulas a distância em sessões tutoriais. A ferramenta facilita tanto a interação entre aluno e tutor de vídeo e áudio quanto a interação entre os próprios alunos, ele integra grupos frontais e virtuais e está substituindo as salas de aula de videoconferência.
Biblioteca eletrônica
A biblioteca eletrônica da OUI pode ser acessada por meio de QR Code disponíveis nos materiais de cada matéria. Por meio dele, os alunos podem consultar diversos conteúdos relevantes sobre o tema em questão.
A delegação ABMES visitará o centro de tecnologia, estúdios e salas de aula eletrônicas da instituição. Os brasileiros poderão entender com profundidade como o ensino a distância funciona em Israel. Além disso, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas ideias inovadoras com a Open University of Israel (OUI) e desenvolver cooperações com a instituição.